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Trajetos e projetos de jovens descendentes de imigrantes à saída da escolaridade básica
dc.contributor.author | Seabra, Teresa | |
dc.contributor.author | Mateus, Sandra | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Elisabete | |
dc.contributor.author | Nico, Magda | |
dc.date.accessioned | 2011-12-14T12:15:42Z | |
dc.date.available | 2011-12-14T12:15:42Z | |
dc.date.issued | 2011-04 | |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos oitenta do século passado, as escolas portuguesas, sobretudo as situadas na Área Metropolitana de isboa, acolheram um expressivo contingente de crianças e jovens descendentes de populações originárias das ex-colónias (PALOP). Sintomático desta pressão migratória foi a criação, em 1991, de um organismo originalmente designado por Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural (SCOPREM), tutelado pelo Ministério da Educação, que procurou "enfrentar" a nova situação, colaborando com as escolas na resolução dos problemas emergentes, e procedeu à recolha de informação estatística sobre a presença deste novo fluxo de alunos. Entretanto, novas gerações de crianças e jovens se juntaram a estes: ao longo dos anos noventa, tiveram origem, sobretudo, nos países do leste europeu e mais recentemente, já no presente século, oriundos do Brasil. Em todos os casos, trata-se de alunos socializados na sociedade portuguesa e que crescem influenciados por instâncias como a escola, os media ou os grupos de pares, bem como pelo legado do país de origem dos pais. Segundo os dados publicados pelo Ministério da Educação que retratam a situação das escolas do ensino básico e secundário entre 1994/95 e 2003/04, o contingente de alunos com origem imigrante variava entre os 300 mil e os 250 mil, conforme os anos letivos. É no início deste período, justamente, que encontramos as primeiras referências à sua presença na sociedade portuguesa em alguns artigos académicos. | por |
dc.identifier.citation | Seabra T, Mateus S, Rodrigues E, Nico M. Trajetos e projetos de jovens descendentes de imigrantes à saída da escolaridade básica. Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural; 2011. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-685-014-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/875 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/Estudos_OI/Estudo47_WEB.pdf | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Meio escolar | por |
dc.subject | Imigrante | por |
dc.subject | Escolaridade obrigatória | por |
dc.subject | Meio familiar | por |
dc.subject | Identidade social | por |
dc.subject | Orientação escolar | por |
dc.subject | Orientação profissional | por |
dc.title | Trajetos e projetos de jovens descendentes de imigrantes à saída da escolaridade básica | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | book | por |
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