Repository logo
 
Publication

Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional

dc.contributor.authorTadeu, Bárbara
dc.date.accessioned2019-04-11T09:49:32Z
dc.date.available2019-04-11T09:49:32Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAtravés da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.pt_PT
dc.description.abstractResumen A través del análisis crítico y reflexivo de trabajo de la democracia y la educación (Dewey, 2007), con especial atención al concepto de la educación democrática, tenemos la intención de reflexionar sobre temas de democracia en la educación infantil, actualmente en Portugal. Las principales cuestiones abordadas se centran en las políticas educativas y las prácticas de gestión en el contexto de la guardería. Después del análisis constatamos que es necesario reconocer la educación de los cero a los tres años como primera etapa de educación, debiendo ser entendida como base de sustentación para el aprendizaje a lo largo de la vida, siendo un factor decisivo de desarrollo de una sociedad democrática.pt_PT
dc.description.abstractRésumé A travers une analyse critique et réflexive de l'oeuvre Démocratie et éducation (Dewey, 2007), avec une attention particulière au concept d'éducation démocratique, nous avons l'intention de réfléchir aux questions de démocratie dans l'éducation de la petite enfance, aujourd'hui, au Portugal. Les principales questions abordées portent sur les politiques éducatives et les pratiques de gestion dans le contexte des garderies. Après l'analyse, nous avons constaté qu'il est nécessaire de considérer l'éducation de zéro à trois ans comme la première étape de l'éducation, ce qui devrait être compris comme une base pour l'apprentissage tout au long de la vie et un facteur décisif pour le développement d'une société démocratique.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Through a critical and reflective analysis of the book Democracy and education (Dewey, 2007), with particular attention to the concept of democratic education, we intend to reflect on the issues of democracy in the nowadays childhood education in Portugal. The main issues addressed focus on educational policies and management practices in the context of daycare. After the analysis, we found that it is necessary to recognize education from zero to three years as the first stage of education and this should be understood as a basis for lifelong learning and a decisive factor in the development of a democratic society.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTadeu, B., (2018) Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional, Da Investigação às Práticas, 8(2), 115 - 128. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i2.159pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i2.159pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9859
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação democráticapt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectDemocratic educationpt_PT
dc.subjectEarly childhoodpt_PT
dc.subjectDaycarept_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectÉducation démocratiquept_PT
dc.subjectPetite enfancept_PT
dc.subjectGestionpt_PT
dc.subjectCrèchespt_PT
dc.subjectEducación democráticapt_PT
dc.subjectPequeña infanciapt_PT
dc.subjectGestiónpt_PT
dc.subjectGuarderíapt_PT
dc.titleDa democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacionalpt_PT
dc.typereview
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage128pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameTadeu
person.givenNameBárbara
person.identifier.orcid0000-0002-4460-3001
person.identifier.scopus-author-id57194771746
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereviewpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4fdaa507-3170-4863-9e87-a0e5b3978e43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4fdaa507-3170-4863-9e87-a0e5b3978e43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
159-661-2-PB.pdf
Size:
152.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: