Repository logo
 
Publication

A biblioteca de turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorDias, Joana Filipa da Mota
dc.contributor.authorMendes, Clarinda Gonçalves Mendonça
dc.date.accessioned2025-10-10T12:46:19Z
dc.date.available2025-10-10T12:46:19Z
dc.date.issued2025-04-28
dc.date.submitted2025-03-19
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e tem como objetivo apresentar, de forma analítica, fundamentada e reflexiva, o percurso realizado em contexto de pré-escolar, durante quatro meses, com um grupo de 24 crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Pretendo caracterizar o contexto educativo e os respetivos intervenientes, as intenções definidas para a minha prática profissional, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade, enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPS II, surgiu o interesse em realizar uma investigação, intitulada “A Biblioteca de Turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura”, com os seguintes objetivos: i) Compreender as conceções das educadoras de infância sobre a promoção de leitura na educação pré-escolar; ii) Conhecer a intencionalidade e visão das educadoras de infância no desenvolvimento do projeto e; iii) Identificar vantagens/desvantagens, assim como eixos de melhoria do projeto de promoção da leitura, fomentando a participação ativa dos vários intervenientes. Considerando os objetivos delineados, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. A recolha de dados passou pela observação direta, por meio de registo de notas de campo, e pela realização de uma entrevista com perguntas abertas às educadoras de infância. Para o tratamento dos dados resultantes das diferentes fontes recorreu-se a análise de conteúdo. Os resultados da investigação sugerem que o projeto da Biblioteca de Turma promove o gosto pela leitura, o interesse e respeito pelos livros e potencia o desenvolvimento da linguagem oral, assim como fomenta uma interação positiva entre adulto e criança, em contexto de sala de atividades onde o educador tem um papel de modelo de leitor e também em contexto familiar, nos momentos de leitura de um livro, incentivando a criação de hábitos de leitura.por
dc.description.abstractThis report is part of the Supervised Professional Practice II of the master’s degree in Pre-School Education (MPE of the Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) and aims to present, in an analytical, reasoned and reflective way, the journey carried out by a group of 24 children aged between three and four in a pre-school context over four months. I intend to characterize the educational context and corresponding participants, the intent of my professional practice, the investigation that was developed and, consequently, the building of my professionalism as a future pre-school teacher. During PPSII, it came about the interest in developing an investigation entitled “The Class Library: the adult's role in planning and developing a project to promote early literacy” with the following objectives: i) To understand the pre-school teachers' conceptions of early literacy promotion in pre-school education; ii) To understand the intentionality and vision of the pre-school teachers in developing the project; and iii) To identify advantages/disadvantages, as well as areas for improvement in the early literacy promotion project, encouraging the active participation of the various stakeholders. Considering the objectives outlined, we opted for a qualitative methodological approach. Data was collected through direct observation, by recording field notes, and an interview with open questions to the pre-school teachers. To process the data from the different sources, an analysis of the gathered information was carried out. The results of the research suggest that the Class Library project promotes a love of reading, interest in and respect for books, and boosts the development of oral language, fostering positive interaction between adults and children, in the context of an activity room, in which the educator has the role of a model reader and also in the family context when reading a book, encouraging the creation of reading habits.eng
dc.identifier.citationMendes, C. G. M. (2025). A biblioteca de turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22170
dc.identifier.tid203950364
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22170
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectCriança
dc.subjectEducação de Infância
dc.subjectFamília
dc.subjectLivros
dc.subjectPromoção da leitura
dc.subjectChild
dc.subjectEarly childhood education
dc.subjectFamily
dc.subjectBooks
dc.subjectReading promotion
dc.titleA biblioteca de turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestre em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final - Clarinda Mendes_vf.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: