Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A biblioteca de turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura.Publication . Mendes, Clarinda Gonçalves Mendonça; Dias, Joana Filipa da MotaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e tem como objetivo apresentar, de forma analítica, fundamentada e reflexiva, o percurso realizado em contexto de pré-escolar, durante quatro meses, com um grupo de 24 crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Pretendo caracterizar o contexto educativo e os respetivos intervenientes, as intenções definidas para a minha prática profissional, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade, enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPS II, surgiu o interesse em realizar uma investigação, intitulada “A Biblioteca de Turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura”, com os seguintes objetivos: i) Compreender as conceções das educadoras de infância sobre a promoção de leitura na educação pré-escolar; ii) Conhecer a intencionalidade e visão das educadoras de infância no desenvolvimento do projeto e; iii) Identificar vantagens/desvantagens, assim como eixos de melhoria do projeto de promoção da leitura, fomentando a participação ativa dos vários intervenientes. Considerando os objetivos delineados, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. A recolha de dados passou pela observação direta, por meio de registo de notas de campo, e pela realização de uma entrevista com perguntas abertas às educadoras de infância. Para o tratamento dos dados resultantes das diferentes fontes recorreu-se a análise de conteúdo. Os resultados da investigação sugerem que o projeto da Biblioteca de Turma promove o gosto pela leitura, o interesse e respeito pelos livros e potencia o desenvolvimento da linguagem oral, assim como fomenta uma interação positiva entre adulto e criança, em contexto de sala de atividades onde o educador tem um papel de modelo de leitor e também em contexto familiar, nos momentos de leitura de um livro, incentivando a criação de hábitos de leitura.