Publication
“Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Tomás, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T10:56:23Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T10:56:23Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A emergência do discurso da qualidade na educação nos anos 80 tem vindo a refletir-se no campo da educação, sob a forma de pesquisas, medidas, padrões e diretrizes para ‘boas práticas’. Mais recentemente alia-se também o da excelência escolar, aos da eficácia e eficiência, todos eles também com repercussões no campo da educação da educação de infância, seja sob a forma visível de mais medidas políticas direcionadas para uma crescente formalização do currículo, seja sob a forma mais (im)perceptível das práticas vividas entre adultos e crianças no quotidiano do Jardim de Infância (JI). A partir de uma matriz interdisciplinar entre Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, o presente artigo reporta-se ao enquadramento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 1997) visando analisar alguns dos modos como estas são implementadas e vivenciadas por educadoras de infância e crianças em JI localizados em Lisboa e no Porto. A identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar, de currículos de coleção e modos de transmissão pedagógica formais e explícitos apontam para a reconfiguração da educação de infância como contexto de escolarização e alunização precoce das crianças. Tal suscita uma reflexão crítica sobre as funções e identidades do campo, das/os educadoras/es e crianças bem como do direito a brincar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, M. & Tomás, C. (2017). “Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância. In Cortesão, I. et al (Eds). Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança (p. 445-455 ). Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-8-2 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98940-8-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/7353 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://estudosdacrianca3.pt/wp-content/uploads/2017/08/Atas_Simp%C3%B3sio_Estudos_III_red.pdf | pt_PT |
dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | Práticas sociopedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Escolarização | pt_PT |
dc.subject | Alunização | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | “Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 465 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 445 | pt_PT |
oaire.citation.title | Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança | pt_PT |
person.familyName | Tomás | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | 3F16-59D0-6D9E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9220-964X | |
person.identifier.scopus-author-id | 15027833000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Já podemos ir brincarAtas_Simpósio_Estudos_III_red.pdf
- Size:
- 288.32 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: