Repository logo
 
Publication

“Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância

dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2017-08-24T10:56:23Z
dc.date.available2017-08-24T10:56:23Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA emergência do discurso da qualidade na educação nos anos 80 tem vindo a refletir-se no campo da educação, sob a forma de pesquisas, medidas, padrões e diretrizes para ‘boas práticas’. Mais recentemente alia-se também o da excelência escolar, aos da eficácia e eficiência, todos eles também com repercussões no campo da educação da educação de infância, seja sob a forma visível de mais medidas políticas direcionadas para uma crescente formalização do currículo, seja sob a forma mais (im)perceptível das práticas vividas entre adultos e crianças no quotidiano do Jardim de Infância (JI). A partir de uma matriz interdisciplinar entre Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, o presente artigo reporta-se ao enquadramento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 1997) visando analisar alguns dos modos como estas são implementadas e vivenciadas por educadoras de infância e crianças em JI localizados em Lisboa e no Porto. A identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar, de currículos de coleção e modos de transmissão pedagógica formais e explícitos apontam para a reconfiguração da educação de infância como contexto de escolarização e alunização precoce das crianças. Tal suscita uma reflexão crítica sobre as funções e identidades do campo, das/os educadoras/es e crianças bem como do direito a brincar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M. & Tomás, C. (2017). “Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância. In Cortesão, I. et al (Eds). Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança (p. 445-455 ). Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-8-2pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98940-8-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7353
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Paula Frassinettipt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://estudosdacrianca3.pt/wp-content/uploads/2017/08/Atas_Simp%C3%B3sio_Estudos_III_red.pdfpt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectPráticas sociopedagógicaspt_PT
dc.subjectEscolarizaçãopt_PT
dc.subjectAlunizaçãopt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.title“Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infânciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage465pt_PT
oaire.citation.startPage445pt_PT
oaire.citation.titleTravessias e Travessuras nos Estudos da Criançapt_PT
person.familyNameTomás
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Já podemos ir brincarAtas_Simpósio_Estudos_III_red.pdf
Size:
288.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections