Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A emergência do discurso da qualidade na educação nos anos 80 tem vindo a refletir-se no campo da educação, sob a forma de pesquisas, medidas, padrões e diretrizes para ‘boas práticas’. Mais recentemente alia-se também o da excelência escolar, aos da eficácia e eficiência, todos eles também com repercussões no campo da educação da educação de infância, seja sob a forma visível de mais medidas políticas direcionadas para uma crescente formalização do currículo, seja sob a forma mais (im)perceptível das práticas vividas entre adultos e crianças no quotidiano do Jardim de Infância (JI). A partir de uma matriz interdisciplinar entre Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, o presente artigo reporta-se ao enquadramento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 1997) visando analisar alguns dos modos como estas são implementadas e vivenciadas por educadoras de infância e crianças em JI localizados em Lisboa e no Porto. A identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar, de currículos de coleção e modos de transmissão pedagógica formais e explícitos apontam para a reconfiguração da educação de infância como contexto de escolarização e alunização precoce das crianças. Tal suscita uma reflexão crítica sobre as funções e identidades do campo, das/os educadoras/es e crianças bem como do direito a brincar.

Description

Keywords

Educação de Infância Práticas sociopedagógicas Escolarização Alunização Brincar

Citation

Ferreira, M. & Tomás, C. (2017). “Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância. In Cortesão, I. et al (Eds). Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança (p. 445-455 ). Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-8-2

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Collections

CC License