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Envolvente de Edifícios Escolares. Estado de conservação e a sua relação com o projeto e a adequabilidade ao uso

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Abstract(s)

As anomalias construtivas em edifícios têm como principais causas, para além da degradação dos sistemas e materiais de construção devido ao seu uso corrente e envelhecimento, a ausência e/ou incorreta manutenção, a inadequada utilização dos edifícios, o vandalismo, ou, ainda, a má conceção de projeto ou a deficiente execução durante a fase de construção. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) desenvolveu o «Método de Avaliação do Estado de Conservação de imóveis», que permite determinar, de forma expedita, o estado de conservação de edifícios através da realização de inspeções visuais ao local, efetuadas por técnicos qualificados. No entanto, o MAEC tem em atenção apenas as consequências que as anomalias provocam sobre os elementos funcionais e não a sua origem. No âmbito da presente dissertação, foi realizada a inspeção a um conjunto de escolas de Lisboa, com a aplicação do MAEC, cujos resultados permitiram relacionar as anomalias ocorridas nos elementos funcionais da envolvente dos edifícios escolares, com as respetivas causas, possibilitando a recolha de informações sobre a adequabilidade de soluções de projeto e de processos de reparação ao tipo de uso a que estes edifícios estão sujeitos, e desta forma, definir recomendações de projeto e recomendações para intervenções adequadas a edifícios escolares. Como resultados deste trabalho espera-se melhorar as condições de utilização dos edifícios escolares, ao nível da segurança, conforto e adequação da sua envolvente ao uso pretendido, assim como contribuir para a diminuição das necessidades de intervenção ao longo da vida útil das edificações e dos respetivos custos, facilitar a execução dos trabalhos de conservação e de manutenção, evitar erros de projeto e prevenir patologias construtivas.
The main causes of constructive anomalies in buildings are, in addition to the degradation of construction systems and materials due to their current use and aging, the absence and/or incorrect maintenance, the inappropriate use of buildings, vandalism, or even poor design or deficient execution during the construction phase. The National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) developed the ”Building Condition Assessment Method”, for expeditious determination of the state of conservation of buildings by carrying out visual surveys, carried out by qualified technicians. However, MAEC only takes into account the consequences that the defects have on the functional elements and not their origin. Within the scope of this dissertation, a survey was carried out in a set of Lisbon’s schools, applying MAEC, whose results allowed to relate the observed defects in the functional elements of the school buildings envelope, with the respective causes, enabling the gather of information about the suitability of design solutions and repair processes to the type of use to which these buildings are subject, and in this way, to define design and interventions recommendations suitable for school buildings. As a result of this work, contributions to improve the conditions of use of school buildings, in terms of safety, comfort and suitability of their surroundings for the intended use are presented, as well as to contribute to the reduction of intervention needs throughout the buildings' life and their respective costs, to facilitate the execution of conservation and maintenance work, to avoid design errors and prevent constructive pathologies.

Description

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil na área de Especialização de Edificações

Keywords

Estado de conservação MAEC Envolvente Anomalias Adequabilidade do projeto Adequabilidade de processos de reparação Edifícios escolares Conservation status Enveloping Defects Project suitability Adequacy of repair processes School buildings

Citation

ANTUNES, Miguel Ângelo Delgado – Envolvente de Edifícios Escolares. Estado de conservação e a sua relação com o projeto e a adequabilidade ao uso. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestrado.

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Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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