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Concept stores, marcas e clientes

dc.contributor.advisorMachado, Ana Teresapt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Zéliapt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Inês Filipa Caetano
dc.date.accessioned2024-01-25T18:04:28Z
dc.date.available2024-01-25T18:04:28Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractO mercado tem vindo a mudar, principalmente com as novas tecnologias, seja ao nível da realidade aumentada, realidade virtual ou através da inteligência artificial. No entanto, é através das lojas físicas que é possível o consumidor ter o contacto humano, que irá sempre precisar. Vários são os formatos que as lojas de retalho podem estar dispostas, mas é nas Concept Stores, que este estudo é focado. Através das entrevistas a gestores de loja, obteve-se um estudo de carácter exploratório, que visa perceber se as estratégias e as táticas aplicadas pelos gestores das Concept Stores são pensadas no sentido da otimização do relacionamento com o cliente, sendo que se pretende diferenciar a relação da loja com o cliente e a relação das marcas, expostas na loja, com o cliente. Como objetivos secundários tem-se como entender as características das Concept Store, a evolução das lojas e a relação do consumidor com as lojas. Os resultados vão ao encontro do aprofundamento sobre o tema das Concept Stores, o seu conceito, a disposição das lojas, as marcas expostas e o sortido, a localização e o público envolvido, assim como o “terceiro espaço”, que é muitas vezes orientado para a socialização, sem estar vinculado à comercialização. Também as relações do consumidor com as Concept Stores são abordadas, de modo a entender como se cria e como são nutridas. A presente investigação vai contribuir para a importância dos estudos sobre as Concept Stores, que é fundamental para o enriquecimento da literatura associado ao tema do retalho e a sua evolução. Dado haver muito poucos estudos, tanto em Portugal como fora, torna-se um estudo pioneiro no tema.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The market has been changing, especially with new technologies, be it augmented reality, virtual reality or artificial intelligence. However, it is through physical stores that consumers can have the human contact they will always need. There are various formats in which retail stores can be open, but this study focuses on Concept Stores. Through interviews with store managers, an exploratory study was carried out, which aims to understand whether the strategies and tactics applied by the managers of Concept Stores are designed to optimize the relationship with the customer, with the aim of differentiating the relationship between the store and the customer and the relationship between the brands displayed in the store and the customer. The secondary objectives are to understand the characteristics of Concept Stores, the evolution of stores and the relationship between consumers and brands. The results are in line with an in-depth study of Concept Stores, their concept, the layout of the stores, the brands on display and the assortment, the location and the public involved, as well as the "third space", which is often geared towards socializing, without being linked to marketing. Consumer relationships with Concept Stores are also addressed, in order to understand how they are created and nurtured. This research will contribute to the importance of studies on Concept Stores, which is fundamental for enriching the literature associated with the theme of retail and its evolution. As there are very few studies, both in Portugal and abroad, it is a pioneering study on the subject.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFernandes, I.F.C. (2023). Concept stores, marcas e clientes [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17010pt_PT
dc.identifier.tid203471571pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17010
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConcept storeen
dc.subjectExperiência em lojapt_PT
dc.subjectRelação com o consumidorpt_PT
dc.subjectIn-store experienceen
dc.subjectConsumer relationshipen
dc.titleConcept stores, marcas e clientese
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleConcept stores, marcas e clientespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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