Repository logo
 
Publication

Trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos com multideficiência: diversos olhares

dc.contributor.advisorNunes, Clarissept_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Paulo Jorge de
dc.date.accessioned2024-02-16T11:07:47Z
dc.date.available2024-02-16T11:07:47Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especialpt_PT
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se no paradigma interpretativo/qualitativo, carateriza-se por ser um estudo de caso múltiplo e procura responder à seguinte pergunta de investigação: Como é percecionado pelo coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), pelos professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e pelos encarregados de educação, o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem? Face a esta questão de investigação o estudo intenta: (i) Conhecer as perceções do/a coordenador/a da EMAEI, dos/as professores/as dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e dos encarregados de educação, sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem e (ii) Comparar as opiniões de diferentes atores sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência que frequentam CAA nos 2.º e 3.º ciclos do ensino regular, identificando o que é semelhante e o que é distinto. O estudo realizou-se em dois Agrupamentos de Escola (AE) distintos, onde funcionavam dois Centros de Apoio à Aprendizagem, os quais eram frequentados por alunos com multideficiência. Participaram no estudo 14 participantes, sendo sete de cada um dos AE: um coordenador da EMAEI; três professores do ensino regular que também trabalham com alunos com multideficiência no CAA e três encarregados de educação de alunos que frequentam o CAA. O estudo desenvolveu-se em três fases. Os dados foram recolhidos através da técnica de entrevista semiestruturada a cada um dos participantes. A análise dos dados recolhidos mostra que nos dois Centros de Apoio à Aprendizagem onde esta investigação centrou o seu trabalho, está a ser desenvolvido um trabalho muito positivo pelos professores de Educação Especial, trabalho esse reconhecido pelos colegas do ensino regular, coordenador/a da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e encarregados de educação. A qualidade deste trabalho estende-se, de igual modo, aos outros profissionais diretamente envolvidos, pelo seu desempenho nos mesmos Centros de Apoio à Aprendizagem, como é o caso de alguns professores do ensino regular. De igual modo, verifica-se uma boa inter-relação entre os encarregados de educação dos alunos com multideficiência que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem e os professores que lá trabalham, sobretudo a nível da comunicação. Como constrangimentos, com os quais os profissionais têm de lidar no seu dia-a-dia, foi salientado a falta de espaços mais adequados às problemáticas dos alunos e os parcos recursos humanos e materiais que a legislação em vigor permite serem disponibilizados.pt_PT
dc.description.abstractThe present study fits into the interpretative/qualitative paradigm, is characterized by being a multiple case study and seeks to answer the following research question: How is it perceived by the coordinator of the Multidisciplinary Inclusive Education Support Team (EMAEI), by the teachers of the 2nd and 3rd cycles of regular education and by those in charge of education, the work carried out by Special Education teachers with students with Profound and Multiple Disabilities in the Learning Support Centers? In view of this research question, the study aims to: (i) Know the perceptions of the EMAEI coordinator, the teachers of the 2nd and 3rd cycles of regular education and those in charge of education, about the work developed by Special Education teachers with students with Profound and Multiple Disabilities in the Learning Support Centers and (ii) Compare the opinions of different actors on the work developed by Special Education teachers with students with Profound and Multiple Disabilities who attend CAA in 2nd and 3rd .th cycles of regular education, identifying what is similar and what is different. The study involved took place in two different School Groups (AE), where two Learning Support Centers operated, which were attended by students with multiple disabilities. 14 participants participated in the study, seven from each of the AEs: a coordinator from EMAEI; three regular education teachers who also work with students with multiple disabilities at CAA and three guardians of students who attend CAA. The study was developed in three phases. Data were collected using the semi-structured interview technique from each of the participants. The analysis of the data collected shows that in the two Learning Support Centers where this research focused its work, very positive work is being developed by Special Education teachers, work that is recognized by colleagues in regular education, Team coordinator Multidisciplinary Support for Inclusive Education and guardians. The quality of this work also extends to other professionals directly involved, through their performance in the same Learning Support Centers, as is the case with some regular education teachers. Likewise, there is a good interrelationship between those responsible for the education of students with Profound and Multiple Disabilities who attend the Learning Support Centers and the teachers who work there, especially in terms of communication. As constraints that professionals have to deal with in their daily lives, the lack of spaces more suited to students' problems and the limited human and material resources that current legislation allows to be made available were highlighted.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, P. J. (2023). Trabalho desenvolvido pelo Professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com Alunos com Multideficiência: Diversos Olhares (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17119pt_PT
dc.identifier.tid203478398
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17119
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.subjectPapel dos professores de Educação Especialpt_PT
dc.subjectCentro de Apoio à Aprendizagempt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectProfound and multiple disabilitiespt_PT
dc.subjectRole of special education teacherspt_PT
dc.subjectLearning Support Centerpt_PT
dc.subjectInsightspt_PT
dc.titleTrabalho desenvolvido pelo professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos com multideficiência: diversos olharespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertacao-Paulo Carvalho_vf.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: