Repository logo
 
Publication

Uma perspetiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dança

dc.contributor.advisorXavier, Madalena
dc.contributor.authorGarcia, Sara
dc.date.accessioned2023-01-03T10:17:37Z
dc.date.available2023-01-03T10:17:37Z
dc.date.issued2022-11
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Tem como foco o trabalho desenvolvido em aulas de Composição com a turma 8ºA de ensino artístico especializado em dança do Ginasiano Escola de Dança durante o ano letivo 2020/21. O processo de investigação centrou-se na experimentação de um método para o ensino dos conteúdos da disciplina de Composição, tendo como base o recurso a ferramentas como a observação, a análise e reflexão crítica e a utilização de diferentes estímulos para a composição coreográfica, salientando-se a multiplicidade de abordagens e estratégias adotadas nalgumas obras coreográficas por diferentes criadores do panorama contemporâneo nacional e internacional, às quais se recorreu para formulação de paralelismos que enquadrassem e organizassem os conteúdos programáticos em estudo. Durante o período de lecionação autónoma, investiu-se na criação de uma plataforma de ensino-aprendizagem de aproximação às estratégias de pesquisa e às práticas coreográficas em contexto profissional, tendo-se como base o conceito de bailarino-intérprete-criador. Deste modo, a proposta adotada reforça a premissa de uma necessária proximidade entre o ensino e a prática profissional durante o percurso de formação do bailarino. O projeto visou, também, o aprofundamento de competências de exploração individual, perspetivando-se um acréscimo de autonomia e a contribuição para a construção de um percurso singular do aluno. A metodologia utilizada ao longo deste projeto foi a investigação-ação e os instrumentos de recolha de dados para o efeito foram: o caderno do investigador, as rondas de discussão, o registo audiovisual e o questionário.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The present internship report is developed within the scope of the Master in Dance Education from Escola Superior de Dança / Instituto Politécnico de Lisboa. It is based on the work develloped during a perid of classes of Composition with students on the 8th grade from the vocacional school Ginasiano Escola de Dança during 2020/21. The research process focused on the experimentation of a method for teaching the contents of the discipline of Composition, based on the use of tools such as observation, analysis and critical reflection and the use of different stimuli for choreographic composition, emphasizing the multiplicity of approaches and strategies adopted in some choreographic works by different creators of the national and international contemporary scene, which were used to formulate parallels that frame and organize the syllabus under study. During the autonomous teaching period, investment was made in the creation of a teachinglearning platform to approach the contemporary professional artistic world, based on the concept of dancer-performer-creator. In this way, the proposal adopted reinforces the premise of the necessary proximity between teaching and professional practice during the dancer's training course. The project also aimed at deepening individual exploration skills, with a view to increasing autonomy and contributing to the construction of a unique path for the student. The methodology used in the implementation of this work was the action-research and the data collection instruments for this purpose were: the researcher logbook, the discussion rounds, the audiovisual record and the questionnaire.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGarcia, S. (2022). Uma perspetiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dança [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15223pt_PT
dc.identifier.tid203321375
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15223
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectComposição coreográficapt_PT
dc.subjectMétodopt_PT
dc.subjectEstímulospt_PT
dc.subjectAnálisept_PT
dc.subjectObras coreográficaspt_PT
dc.subjectChoreographic composition
dc.subjectMethod
dc.subjectStimuli
dc.subjectAnalysis
dc.subjectChoreographic works
dc.titleUma perspetiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
SaraGarcia.pdf
Size:
13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: