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Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridade
dc.contributor.advisor | Caseiro, Ana | pt_PT |
dc.contributor.author | Almeida, Sílvia Margarida Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T11:38:19Z | |
dc.date.available | 2024-01-09T11:38:19Z | |
dc.date.issued | 2023-07-14 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II e está repartido em dois grandes capítulos, um dedicado à descrição e à análise crítica da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e o outro dedicado à apresentação de um estudo desenvolvido numa turma de 2.º ano. O estudo procura compreender de que forma é que alunos do 2.º ano de escolaridade formulam problemas matemáticos. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) Compreender os contextos utilizados na formulação de problemas matemáticos por alunos do 2.º ano de escolaridade; (ii) Identificar as operações tomadas para futura resolução dos problemas matemáticos formulados; (iii) Identificar o número de passos necessários para futura resolução dos problemas formulados. Trata-se de um estudo qualitativo, baseada “na compreensão dos problemas, analisando os comportamentos, as atitudes ou os valores” (Sousa e Batista, 2011). As técnicas para recolha de dados foram a observação participante e a recolha de documentos, que neste caso são as produções dos alunos, isto é, os problemas formulados. A formulação de problemas é uma tarefa bem menos referida do que a resolução de problemas, no entanto, estas não se podem dissociar, pois antes da resolução é feita a formulação do problema. Os resultados obtidos demonstram que os contextos oferecem aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos em situações reais, trabalhar com a adição e a subtração desenvolve as habilidades matemáticas dos alunos e o número de passos para a resolução de problemas pode variar dependendo da complexidade do problema e das habilidades matemáticas dos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report comes within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II and is divided into two large chapters, one dedicated to the description and critical analysis of the pedagogical practice developed in the contexts of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, and the other dedicated to the presentation of a study carried out in a 2nd year class. The study seeks to understand how 2nd year students formulate mathematical problems. To this end, the following objectives were defined: (i) Understand the contexts used in the formulation of mathematical problems by 2nd year students; (ii) Identify the operations taken for the future resolution of the formulated mathematical problems; (iii) Identify the number of steps necessary for the future resolution of the formulated problems. It is a qualitative study, based on “understanding the problems, analyzing behaviors, attitudes or values” (Sousa and Batista, 2011). The techniques for data collection were participant observation and the collection of documents, which in this case are the students' productions, that is, the formulated problems. The formulation of problems is a much less mentioned task than the resolution of problems, however, these cannot be dissociated, because before the resolution the problem is formulated. The results show that the contexts offer students the opportunity to apply concepts in real situations, working with addition and subtraction develops students' mathematical skills and the number of steps for solving problems can vary depending on the complexity of the problem and students' math skills | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Almeida, S. M. F. (2023). Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16821 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203373812 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16821 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formulação de problemas | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | 2.º ano do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Problem formulation | pt_PT |
dc.subject | Mathematics | pt_PT |
dc.subject | 2nd grade | pt_PT |
dc.title | Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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