Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- As atividades práticas em ciências naturais no desenvolvimento de processos científicos: o caso da previsãoPublication . Silva, Sara Cristina Teixeira; Maurício, PauloO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte é apresentada uma descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva da prática ocorrida em ambos os ciclos. Na segunda parte, é apresentado o estudo acerca do tema As atividades práticas em ciências naturais no desenvolvimento de processos científicos: o caso da previsão. Esta investigação teve como objetivos: (i) identificar as conceções dos alunos, acerca do que entendem por prever, no âmbito de atividades práticas; (ii) analisar a evolução das previsões dos alunos, durante a realização de um conjunto de atividades práticas. Estes objetivos tiveram como finalidade responder à seguinte problemática: De que modo e até que ponto a realização de uma sequência de atividades práticas, tem implicações no desenvolvimento das conceções sobre processos científicos (com foco na previsão) evidenciados pelos alunos? A investigação realizada enquadra-se num estudo de caso descritivo único, sendo de natureza qualitativa, tendo participado 20 alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Quanto aos resultados obtidos, foi possível verificar que a realização de um conjunto de atividades práticas, com foco no desenvolvimento do processo científico da previsão, permitiu que os participantes evoluíssem nas suas conceções, reconhecendo os aspetos relacionados com as previsões. Analogamente, evoluíram na sofisticação das suas previsões, pois foram fundamentando as suas ideias em dados concretos, mostrando desenvolvimento no seu raciocínio e na capacidade de reflexão.
- Relação entre a matemática e a educação física em integração curricularPublication . Carvalho, Ana Catarina Esteves de; Guerreiro, Helena GilO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. São expostos dois contextos de ensino, um em 1.º CEB e o outro em 2.º CEB e apresentada a síntese das duas práticas interventivas. Ademais é apresentado um estudo investigativo realizado no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo apresentado procurou compreender quais as potencialidades de integração curricular entre a matemática e a educação física, especificamente na relação entre as capacidades matemáticas e o desenvolvimento da competência motora, intentando: (i) conhecer os contributos da integração curricular entre matemática e Educação Física na aprendizagem dos alunos; e (ii) - relacionar a aprendizagem da matemática com a competência motora. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e com abordagem interpretativa. Na investigação participaram 20 alunos (13 rapazes e 7 raparigas) de uma turma de 4.ºano de escolaridade. Para atingir os objetivos acima referidos, foram elaboradas tarefas onde a matemática e a educação física se encontravam articuladas. Assim, foi possível concluir que através das atividades realizadas, os alunos melhoraram as suas aprendizagens a matemática e a educação física e ainda, melhoraram a sua motivação na realização das tarefas propostas.
- Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridadePublication . Almeida, Sílvia Margarida Ferreira de; Caseiro, AnaEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II e está repartido em dois grandes capítulos, um dedicado à descrição e à análise crítica da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e o outro dedicado à apresentação de um estudo desenvolvido numa turma de 2.º ano. O estudo procura compreender de que forma é que alunos do 2.º ano de escolaridade formulam problemas matemáticos. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) Compreender os contextos utilizados na formulação de problemas matemáticos por alunos do 2.º ano de escolaridade; (ii) Identificar as operações tomadas para futura resolução dos problemas matemáticos formulados; (iii) Identificar o número de passos necessários para futura resolução dos problemas formulados. Trata-se de um estudo qualitativo, baseada “na compreensão dos problemas, analisando os comportamentos, as atitudes ou os valores” (Sousa e Batista, 2011). As técnicas para recolha de dados foram a observação participante e a recolha de documentos, que neste caso são as produções dos alunos, isto é, os problemas formulados. A formulação de problemas é uma tarefa bem menos referida do que a resolução de problemas, no entanto, estas não se podem dissociar, pois antes da resolução é feita a formulação do problema. Os resultados obtidos demonstram que os contextos oferecem aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos em situações reais, trabalhar com a adição e a subtração desenvolve as habilidades matemáticas dos alunos e o número de passos para a resolução de problemas pode variar dependendo da complexidade do problema e das habilidades matemáticas dos alunos.
- Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Sequeira, Bruna Rafaela Afonso; Cardoso, AdrianaO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve e analisa as práticas da Prática de Ensino Supervisionada II, relativas ao 1.º e 2.º Ciclo, enquanto a segunda apresenta um estudo empírico realizado no contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico. O tema do estudo centra-se na implementação de uma sequência didática centrada no género reportagem-vídeo. Esta temática surgiu no contexto de candidatura ao concurso “Repórter XS” da RTP2, em parceria com a Rede de Bibliotecas Nacional. O estudo apresentado segue uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos, e recorre a técnicas como a observação participante, a pesquisa documental e a análise das produções dos alunos. A sequência didática proporcionou uma abordagem estruturada e sequencial do género reportagem-vídeo, permitindo a progressão das aprendizagens e o desenvolvimento de competências ao longo do processo. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na sequência didática possibilitou a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipa dos alunos. A análise das produções dos alunos e as avaliações dos estudantes e da diretora de turma corroboraram os resultados positivos do estudo, evidenciando o impacto da sequência didática no desenvolvimento integrado de competências de planificação, produção e avaliação do género reportagem-vídeo. No entanto, foram identificados alguns desafios, como a escassez de tempo para projetos estruturados e o desinteresse de alguns alunos. Apesar destes obstáculos, o estudo destaca a importância de promover a articulação e contextualização do currículo por meio de estratégias metodológicas que beneficiem da presença das Tecnologias de Informação e Comunicação.