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Mais um Hamlet: a dramaturgia intratextual em Shakespeare

dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.authorNeto, José Henrique Hermenegildo
dc.date.accessioned2018-05-02T09:27:07Z
dc.date.available2018-05-02T09:27:07Z
dc.date.issued2018-04-18
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização em Artes Performativas.pt_PT
dc.description.abstractTenta-se demonstrar com exemplos concretos que, para actores e dramaturgistas, bem como tradutores, é mais profícuo abordar uma peça como o Hamlet, não como um extenso poema repartido em diálogos, mas sim como uma pauta de representação metrificada onde retórica e prosódia, incluindo a escolha de verso ou prosa, servem funções dramáticas. Sendo Shakespeare actor e escrevendo para elencos e palcos que conhecia dentro de convenções de encenação relativamente simples, é razoável presumir que prefigurava as cenas ao compô-las. E as suas peças foram impressas depois de terem estado em palco: os textos tal como nos chegaram são registos de espectáculos, reflectem a prática de cena como as letras de canções a sua matriz musical. Mais do que escritos para performance, estes textos provêm dela. Estas ideias devem muito à abordagem ao drama em verso que aprendi com Patrick Tucker, antigo assistente de John Barton, co-fundador da Royal Shakespeare Company. Ambos defendem há muito que os textos do Bardo contêm hidden directions. Em 2012, tendo de fixar um texto português para o Hamlet do Teatro da Garagem, testei esta abordagem aplicando-a ao meu trabalho de tradução. Tentei chegar a uma partitura verbal que preservasse quanto possível os sinalizadores de representação e ritmos do Bardo e «soasse» em palco, explorando as propriedades acentuais também presentes no português europeu.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The chief aim of this dissertation is to demonstrate through concrete examples that for dramaturgists, actors, and translators, it is more fruitful to approach a play such as Hamlet not as an extensive poem divided into dialogues but as a metrified acting score in which rhetoric and prosody, including the choice of verse or prose, serve dramatic functions. Shakespeare was an actor, knew each cast and venue and used simple staging conventions. Thus, it is reasonable to presume that he foresaw the scenes he wrought. Moreover, his plays were printed after they had been staged. The texts as they have reached us reflect stage practice just as song lyrics reflect their musical setting; not only were they were written for performance, they arose from it. These ideas owe much to the approach to dramatic verse I learnt from Patrick Tucker, a former assistant to John Barton, co-founder of the Royal Shakespeare Company. Both have long defended that there are “hidden directions” in the Bard's rhetoric and prosody. In 2012, having to set a Portuguese text for a Hamlet by Lisbon’s Teatro da Garagem, I tested this approach by applying it to the translation. I aimed for a verbal score that preserved as much as possible the Shakespearean acting signposts and would ring true on stage, making use of the accentual traits also present in European Portuguese.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201906074
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8458
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.subjectArtes performativaspt_PT
dc.subjectTeatro isabelinopt_PT
dc.subjectDramaturgia intratextualpt_PT
dc.subjectWilliam Shakespearept_PT
dc.subjectTeatro da Garagempt_PT
dc.subjectHamletpt_PT
dc.subjectIntratextual dramaturgypt_PT
dc.subjectShakespearean prosodypt_PT
dc.subjectTranslation and performancept_PT
dc.subjectJohn Bartonpt_PT
dc.subjectPatrick Tuckerpt_PT
dc.titleMais um Hamlet: a dramaturgia intratextual em Shakespearept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleMais um Hamlet: a dramaturgia intratextual em Shakespearept_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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