Repository logo
 
Publication

Experiências dos estudantes de ciencias sociais portugueses e espanhóis sobre a literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19

dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.contributor.authorAntunes, Maria Da Luz
dc.contributor.authorCaballero Mariscal, David
dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.date.accessioned2024-10-10T14:28:38Z
dc.date.available2024-10-10T14:28:38Z
dc.date.issued2023-10
dc.description.abstractObjetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes C, Antunes ML, Caballero-Mariscal D, Sanches T. Experiências dos estudantes de ciencias sociais portugueses e espanhóis sobre a literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19. In: VI ISKO Ibérico – Organización del conocimiento en el ámbito documental, patrimonial y social, Faculdad de Ciencias de la Documentación (Universidad Complutense de Madrid), 26-27 octubre 2023.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17732
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://eventos.ucm.es/97225/programme/organizacion-del-conocimiento-en-el-ambito-documental-patrimonial-y-social-isko-iberico.htmlpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias móveispt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectEspanhapt_PT
dc.titleExperiências dos estudantes de ciencias sociais portugueses e espanhóis sobre a literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadridpt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameCaballero Mariscal
person.familyNameSanches
person.givenNameMaria Luz
person.givenNameDavid
person.givenNameTatiana
person.identifierN-6530-2013
person.identifier2087122
person.identifier10482140770896435107
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.ciencia-idB111-6F38-5904
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.orcid0000-0003-0942-7601
person.identifier.orcid0000-0001-6451-6047
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.ridB-8661-2015
person.identifier.ridW-4319-2017
person.identifier.scopus-author-id15074167200
person.identifier.scopus-author-id57202291460
person.identifier.scopus-author-id56156695300
person.identifier.scopus-author-id56499097100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f
relation.isAuthorOfPublicationdce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910
relation.isAuthorOfPublication740bfe4c-fd0e-44d5-9e6e-b43e27721223
relation.isAuthorOfPublicationd4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery740bfe4c-fd0e-44d5-9e6e-b43e27721223

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Experiências dos estudantes de ciencias sociais portugueses e espanhóis sobre a literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior_análise qualitativa pós COVID-19.pdf
Size:
2.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: