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Advisor(s)
Abstract(s)
A bibliografia indica que as relações pais-filhos afetam o desenvolvimento,
a adaptação social, a saúde mental e o sucesso académico.
Contudo, a generalidade dos estudos analisa globalmente os dados de uma
amostra. Nesta pesquisa estudamos, somente, “as melhores relações” e as de
“risco”, retirando os casos moderados (que abarcam uma grande diversidade
de comportamentos e atenuam a compreensão dos extremos) procura-se:
i) identificar comportamentos interativos adequados e sensíveis e o seu
oposto; ii) estudar a relação entre a qualidade do comportamento diádico
e o tipo de comunicação verbal do adulto. Por outras palavras, procurámos
encontrar novos descritores cartografando o comportamento sensível e insensível,
recorrendo, à análise do tipo de comunicação e comportamento
dos pais e das mães como parceiros de atividade. Participaram no estudo
19 díades mãe-criança e 17 pai-criança observados independentemente
a realizar um produto à sua escolha, durante 20 minutos, com inúmeros
materiais e ferramentas disponibilizadas (situação Tandem). No momento
da observação as crianças encontravam-se entre os 3 e 5 anos (M=4.08;
DP=.81), sem problemas de desenvolvimento identificados e eram primogénitos
(19 crianças tinham irmãos mais novos). Os Pais eram maioritariamente
de nacionalidade portuguesa, tinham formação académica superior
e menos de 35 anos. Para análise dos comportamentos dos adultos, os
vídeos foram cotados com as escalas Tandem, Rating da Comunicação Pais-
-filhos e MINDS. Comparámos por teste de médias os comportamentos das
díades com pontuações superiores a 4 pontos (correspondente a excelente
qualidade interativa) com as díades com pontuações inferiores a 2 pontos
(correspondentes a interações de risco para o bem estar ou aprendizagem
da criança). Nas díades com melhor qualidade de interação diádica, os pais
fazem mais sugestões, mais elogios e menos críticas. O presente estudo
é inovador ao indicar que nas díades com melhor qualidade de interação
diádica, os adultos desafiam mais a criança a experimentar novos problemas,
realizam mais perguntas que estimulam a reflexão e usam narrativas
associativas (recurso à fantasia) para tematizar a atividade.
Description
Keywords
Interação pais-criança Comunicação verbal Construção conjunta IPL/2016/Tandem4_ESELx
Citation
Publisher
CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa