Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
58.92 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Entre os anos de 2005 e 2011, foi desenvolvido em Portugal o Programa de Formação
Contínua em Matemática (PFCM), que alcançou os professores do 1º ciclo de
escolarização, no primeiro ano de implantação, e 2º ciclo, no ano posterior.
Para este trabalho, apresentamos a visão de seis formadoras (duas Doutoras na área da
Educação Matemática, docentes do Ensino Superior em ESE’s de regiões distintas e
coordenadoras dos grupos de formadores de professores nas suas respectivas ESE’s; e
as outras quatro, docentes com vasta experiência, nos agrupamentos/escolas do 1º Ciclo,
oriundas do Mestrado de Educação Matemática), sobre o desenvolvimento do PFCM.
O nosso objetivo é refletir, a partir das narrativas, sobre a implementação do PFCM e
suas contribuições para as formadoras. Tomaremos como aportes teóricos principais
Connelly e Clandinin (1995), Serrazina (2012, 2013) e Sowder (2007).
Description
Keywords
Formação contínua Matemática
Citation
Pereira, C. & Rodrigues, M. (2016). O Programa de Formação Contínua em Matemática de Portugal: Narrativas das formadoras. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. Vale & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 535–537). Porto: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-63-8