Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os papéis da guitarra, enquanto único instrumento harmónico e solista, no contexto de um quarteto de saxofone jazz

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RelatórioRicardoRogagels20161549.pdf3.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto diz respeito ao desempenho da guitarra no contexto de um combo de jazz (quarteto com saxofone), como instrumento solista e acompanhador. O objetivo principal deste trabalho é responder à seguinte pergunta de investigação: Que papéis poderá a guitarra desempenhar, enquanto único instrumento harmónico e instrumento solista, no contexto de um quarteto de saxofone jazz? Torna-se pertinente encontrar resposta(s) para esta problemática, que para além de evocar um tema pouco discutido no âmbito dos estudos de jazz, traduz algo pouco habitual, devido à ausência do piano enquanto instrumento acompanhador no jazz. Para além do estado da arte sobre a matéria investigada, realizei um estudo detalhado sobre vários grupos de jazz no âmbito do processo performativo que se desenrola com o mesmo tipo de formação (quarteto de saxofone jazz). Em função do objetivo, debrucei-me sobre exemplos de grupos de jazz de renome, portugueses e internacionais, analisando performances de guitarristas conceituados, assim como algumas das obras mais marcantes em que participaram. Os guitarristas e obras em análise, de acordo com uma pré-seleção efetuada, dizem respeito a diversas épocas da história do jazz. O estudo dos casos referidos reveste-se de considerável pertinência já que permite a possibilidade de comparar o desempenho dos guitarristas, todos eles inseridos num quarteto de saxofone jazz. Em suma, pretende-se que este trabalho possa vir a contribuir para a identificação e desenvolvimento de novas abordagens à prática musical na guitarra, nomeadamente através da exploração de diferentes formas de abordar a exposição da melodia e o acompanhamento no contexto da improvisação.
ABSTRACT - This project concerns the performance of the guitar in the context of a jazz combo (quartet with saxophone) as a soloist and accompanist instrument. The main objective of this work is to answer the following research question: What roles can the guitar play as the only harmonic instrument, as well as a solo instrument in the context of a jazz saxophone quartet? It is pertinent to find answers to this problem, which, besides evoking a subject that has not much discussion in jazz studies, translates something unusual, due to the absence of the piano as an accompanying instrument in jazz. In addition to the state of the art on the subject matter investigated, I conducted a detailed study on various jazz groups within the performative process that takes place with the same type of formation (jazz saxophone quartet). Depending on the purpose, I looked at examples of Portuguese and internationally renowned jazz groups, analyzing performances by well-konwn guitarists, as well as some of the most important works. Guitarists and works under review, according to a pre-selection, concern various eras in the history of jazz. The study of the referred cases is of considerable relevance since it allows the possibility of comparing the performance of the guitarists, all inserted in a jazz saxophone quartet. In short, it is intended that this work may contribute to the identification and development of new approaches to guitar musical practice, namely through the exploration of different ways of approaching melody exposition and accompaniment in the context of improvisation.

Description

Relatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme Decreto-Lei nº107/2008 de 25 de Junho.

Keywords

Saxofone Jazz

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License