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O contributo das artes visuais para o desenvolvimento das crianças: conceções das famílias e dos/as educadores/as de infância

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Barbara_Campo_Verde_Costa_Relatório_PPSII.pdf2.52 MBAdobe PDF Download

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O presente relatório consiste numa análise crítica e reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada (PPS II) realizada no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, que decorreu entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023. O documento visa demonstrar todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo de todo a prática, através da apresentação e análise das vivências observadas e refletindo, de forma fundamentada, acerca das mesmas, dando a conhecer todo o processo investigativo que ocorreu no contexto da PPS II. Com o decorrer do estágio, surgiu o tema para a investigação realizada: “O contributo das Artes Visuais para o desenvolvimento das crianças: conceções das famílias e dos/as Educadores/as de Infância”. Para tal, foi necessário definir os objetivos do estudo: i) analisar a importância das Artes Visuais no Jardim de Infância para as Educadoras e famílias das crianças; ii) identificar o papel das Artes Visuais na prática pedagógica das educadoras da instituição cooperante e iii) identificar o que realizam as crianças com as suas famílias no que às Artes Visuais diz respeito. No que se refere à metodologia, foi realizado um estudo de caso, com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta e participante; consulta documental, uma entrevista às Educadoras de Jardim de Infância da instituição cooperante, à dinamizadora da Oficina “Artes nas Mãos” e à Diretora Pedagógica. Foi aplicado, ainda, um inquérito por questionário às famílias das crianças da PPS II. Como instrumentos de recolha de dados, utilizaram-se registos fotográficos, notas de campo retiradas ao longo da PPS II os guiões das entrevistas e do inquérito por questionário. No que concerne à técnica de análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo, assim como o tratamento estatístico relativo às questões fechadas do inquérito por questionário. Com a realização deste estudo, poder-se-á concluir que, tanto as famílias das crianças como as profissionais de educação entrevistadas, consideram que as Artes Visuais têm um impacto significativo no desenvolvimento das crianças em Jardim de Infância, pois desenvolvem a criatividade, sendo uma forma das crianças se expressarem, sem utilizarem a linguagem verbal.
ABSTRACT This report consists of a critical and reflective analysis of the Supervised Professional Practice (SPP II) carried out in the 2nd year of the master’s degree in Preschool Education of the School of Education of Lisbon, which took place between October 17, 2022 and February 6, 2023. The document aims to demonstrate all the work that was developed throughout the practice, through the presentation and analysis of the observed experiences and reflecting, in a reasoned way, about them, making known all the investigative process that occurred in the context of PPS II. As the internship progressed, the theme for the research came up: "The contribution of Visual Arts to children's development: conceptions of families and Kindergarten teachers". To this end, it was necessary to define the objectives of the study: i) to analyze the importance of Visual Arts in Kindergarten for educators and children's families; ii) to identify the role of Visual Arts in the pedagogical practice of the educators of the cooperating institution and iii) to identify what children and their families do regarding Visual Arts. Regarding methodology, a case study was conducted, using the following data collection techniques: direct and participant observation; document consultation, an interview with the Kindergarten Educators of the cooperating institution, the organizer of the "Arts in Hands" Workshop and the Pedagogical Director. A questionnaire survey was also applied to the families of the PPS II children. As data collection tools, we used photographic records, field notes taken throughout the PPS II, the interview scripts, and the questionnaire survey. As far as the data analysis technique is concerned, content analysis was used, as well as statistical treatment of the closed questions in the questionnaire survey. With this study, it can be concluded that both the children's families and the education professionals interviewed consider that Visual Arts have a significant impact on the development of children in kindergarten, because they develop creativity, being a way for children to express themselves, without using verbal language.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Keywords

Crianças Educação de Infância Artes visuais famílias Kids Early childhood education Visual arts Families

Citation

Costa, B. C. V. (2023). O contributo das artes visuais para o desenvolvimento das crianças: conceções das famílias e dos/as educadores/as de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16210

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