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Advisor(s)
Abstract(s)
Apesar de ainda encontrarmos os letreiros colocados pelos particulares nas janelas das
casas que pretendem vender, e os “classificados” nos jornais, também ali colocados por
particulares e por pequenas ou médias empresas imobiliárias, a publicidade do sector
imobiliário, particularmente aquela que é efectuada pelos grandes empresários do
sector, os promotores imobiliários, que visam comercializar os edifícios habitacionais
novos, revela em todos os meios e em todas as formas, uma evolução idêntica à da
publicidade em geral. Assim, as grandes empresas têm inovado quer na criatividade
aplicada à concepção da mensagem, com apelos a valores como a ambição, a uma vida
confortável, à comodidade, ao status e à confiança, quer na colocação desses anúncios
em suportes conotados com grande seriedade como o Expresso, que no caderno
“Espaços e casas”, publica reportagens subordinadas a temas como o urbanismo, ou o
imobiliário.
O estudo, do qual iremos apresentar uma síntese nesta comunicação, foi efectuado com
o objectivo compreender quais os conteúdos, os argumentos, os apelos e o modo de
concepção da publicidade relativa ao imobiliário e verificar se ela está conforme a
legislação em vigor, especificamente, o DL 68/2004, de 25 de Março . No fundo, trata se de um estudo dos elementos que nela foram inseridos para conseguir que seja mais
persuasiva, logo mais eficaz cumprindo a legislação, e propocionando ao consumidor
toda a informação que lhe permita tomar a decisão com mais segurança.
A investigação resulta de uma pesquisa efectuada à publicidade veiculada pelas
empresas promotoras e/ou vendedoras de empreendimentos imobiliários, emitida no
primeiro trimestre de 2005 na imprensa nacional, publicidade exterior, internet e nos
folhetos que cada empresa disponibiliza. Deste modo, não foram contemplados quaisquer anúncios veiculados por particulares que pretendam vender habitação
própria, ou de imobiliárias, quando funcionassem como intermediárias deste mesmo
negócio, mas apenas as empresas promotoras e/ou vendedoras de empreendimentos
imobiliários, como referimos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Recolha da publicidade
Os anúncios seleccionados estão, como se disse anteriormente, inseridos no âmbito da publicidade veiculada pelas empresas promotoras e/ou vendedoras de empreendimentos imobiliários, emitida no primeiro trimestre de 2005.No intervalo temporal a que a análise se refere –de 1 de Janeiro a 31 de Março -foram analisados 182 anúncios diferentes de um universo de 561 anúncios visionados. Este número inferior de anúncios analisados face aos visionados deveu-se às repetições. Na imprensa foram consultados 15 títulos diferentes, todos eles de acordo com a sua periodicidade. Na publicidade exterior foram percorridas as zonas de Lisboa e limítrofes, tendo em atenção todos os suportes publicitários passíveis de serem objecto de análise. Por fim, na Internet, foram analisados os portais nacionais com maior índices de visitas, de acordo com os dados Marktest
Description
Keywords
Publicidade Imobiliário Tendências discursivas Comportamento do consumidor
Citation
Pereira, F.C. & Veríssimo, J. (2007, mar). Tendências da publicidade em 2006: o caso da publicidade do setor do imobiliário. Comunicação apresentada nas Jornadas de Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar, Tomar, Portugal.