Repository logo
 
Publication

Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorGonçalves, Carolinapt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Mafalda de Sá
dc.date.accessioned2015-10-09T13:25:00Z
dc.date.available2015-10-09T13:25:00Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, referente à Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, resulta de uma análise reflexiva, crítica e fundamentada sobre todo o processo ao longo da prática educativa que se realizou numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola no concelho de Sintra. Conforme a caracterização efetuada no período de observação, identificou-se fragilidades e potencialidades da referida turma, a partir das quais se definiu a problemática e se traçou os objetivos específicos para o plano de intervenção, tendo surgido um estudo focado nas estratégias de compreensão leitora. De forma a cumprir o referido estudo adotou-se uma metodologia baseada na investigação-ação que se desenvolve numa espiral cíclica de observação, planificação, reflexão e ação. Neste contexto, os resultados do estudo demonstraram que o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora contribuiu expressivamente para a melhoria do desempenho dos alunos nesta competência, em particular na compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report, part of the Supervised Teaching Practical Course II (Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II), is the result of a well-founded reflexive and critical analysis regarding the entire process of teaching practice which took place in a 3rd grade class, in a primary school within the Sintra municipality. As per the profiling made during the observation period, weaknesses and opportunities were identified in the aforementioned class, based on which problems were defined and specific goals were established towards the intervention plan, research having been put forward which focused on reading comprehension strategies. In order to apply this research, an action research based methodology was adopted, unraveling in a cyclic spiral of observation, planning, thinking and action. Within this context, the results of the study showed that explicit teaching of reading comprehension strategies expressively contributed to an increase in student performance within this skill, particularly in inferential comprehension, reorganization and critical comprehension.en
dc.identifier.tid201383403pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5259
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompreensão leitorapt_PT
dc.subjectEnsino explícitopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectExplicit teachingen
dc.subjectReadingen
dc.subjectEvaluationen
dc.titleEstratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_ Mafalda Ferreira.pdf
Size:
12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: