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Modelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment: Briefing Wall

dc.contributor.advisorCorreia, Rosáriopt_PT
dc.contributor.authorAntoninho, Joana Neves
dc.date.accessioned2020-04-23T11:14:38Z
dc.date.available2020-04-23T11:14:38Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractA necessidade cada vez mais frequente das marcas de se diferenciarem junto dos restantes players, reforça a necessidade de as marcas criarem relações de engagement com o público que se revelem numa preferência pela marca. O brand entertainment é uma alternativa capaz de o fazer. A teoria descreve-o enquanto fusão da publicidade ao entretenimento, de forma a criar experiências que os consumidores querem viver. Ainda que se diferencie da publicidade tradicional, também a concepção campanhas de brand entertainment devem contemplar um briefing criativo a fim de garantir o cumprimento dos objetivos do cliente e a relevância das propostas para o público-alvo. O presente trabalho - relativo à realização de um estágio curricular na agência NERVO, uma agência brand entertainment focada na criação de ativações de marcas e eventos onde foram desempenhadas funções de creative strategist e copywriter - tem como objetivo a proposta de criação de um modelo de briefing criativo adaptado ao brand entertainment e às especificidades da NERVO. Recorrendo ao método de investigação-ação, foi levada a cabo uma análise ao funcionamento da agência de acolhimento enquadrado por uma revisão da literatura que destaca o brand entertainment, planeamento estratégico, e as etapas do processo do desenvolvimento criativo de um produto de comunicação. O modelo, cuja configuração é apresentada no Capítulo III, sofreu uma avaliação por parte dos colaboradores da NERVO, que permitiu verificar a adequação deste ao tipo de trabalho levado a cabo pela agência bem como às suas especificidades.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : The increasing need for brands to differentiate themselves from other players, reinforces the need of the brands to create engagement relationship with the public that reveal the preference for the brand. Brand entertainment is an alternative capable of creating these engagement relationships. The theory describes it as a fusion of advertising and entertainment to create experiences that consumers want to live. Although different, from traditional advertising, brand entertainment campaigns should also include a creative briefing to ensure that the client’s objectives are met and that the proposals are relevant to the target. The present work - related to the conclusion of a curricular internship at NERVO, a brand entertainment agency focused on creating brand activations and events, where the role of creative strategist and copywriter was performed - has as its objective the proposal of creating a creative briefing model adapted to brand entertainment and NERVO's specificities. Using the research-action method, an analysis of the agency’s business was carried out, confirmed by literature review which highlights brand entertainment, strategic planning, and the stages behind the creative process of a communication product. The model, presented in Chapter III, was evaluated by NERVO’s collaborators, making it possible to verify its adequacy to the type of work carried out by the agency as well as its specificities.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAntoninho, J.N. (2019). Modelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment : Briefing Wall. (Relatório de estágio de mestrado em Publicidade e Marketing não publicado, Escola Superior de Comunicação Social-IPL, Lisboa, Portugal). Disponível no Repositório Científico do IPL http://hdl.handle.net/10400.21/11503 [Acedido em abril 23, 2020]pt_PT
dc.identifier.tid202336280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11503
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectPlaneamento estratégicopt_PT
dc.subjectBrand entertainmenten
dc.subjectBriefing criativopt_PT
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectCreative briefingen
dc.titleModelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment: Briefing Wallpt_PT
dc.title.alternativeInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleModelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment: Briefing Wallpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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