Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-29"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Campanha de comunicação para a marca InnisfreePublication . Maio, Beatriz Jorge Pereira; Pina, Helena FigueiredoNo mundo atual, onde o consumidor é cada vez mais bombardeado por publicidade e tem a capacidade de fazer seleção do tipo de informação que quer ter acesso, é necessário que as marcas utilizem novas estratégias para chegar de forma efetiva ao seu target. Encontramo-nos na era experiencial em que a satisfação do consumidor se liga à qualidade da sua experiência subjetiva com as marcas, que se esforçam por reforçar o seu valor e sua diferenciação proporcionando aos seus públicos uma experiência única e memorável. Estas experiências permitem criar uma ligação entre a marca e o seu consumidor, apelando à lealdade e dando oportunidade de comunicar os valores e personalidade da marca. No campo da cosmética e da dermatologia, a Coreia do Sul é um dos países que mais investiu em inovação e desenvolvimento de produtos, sendo líder a nível de cuidados de pele e responsável pela popularização do termo K-Beauty que traduz uma tendência atual onde se valoriza os cuidados com a saúde da pele integrando rituais simples e naturais na rotina diária. Os Millennials são uma geração particularmente sensível às questões ambientais e que procura cada vez mais consumir produtos com menos impacto ambiental e mais naturais. A Innisfree é uma marca de cuidados de pele coreana que se destaca da concorrência pela sua ligação à natureza, pela sua sustentabilidade e preocupação ambiental, sendo das poucas marcas realmente eco-friendly do setor e possuindo uma reputação de qualidade superior. Está disponível para o mercado português apenas através do canal online e apresenta grande potencial de expansão comercial, que poderá ser facilitado pelo papel da comunicação. O presente trabalho é um projeto de natureza aplicada no âmbito da Publicidade e Marketing, alicerçado no enquadramento conceptual e numa investigação exploratória de suporte ao desenvolvimento de uma campanha de comunicação para a marca Innisfree e dirigida à geração Millennial, com o objetivo de divulgar a marca e os seus produtos em território português, mostrando o quão especial é o seu elo à natureza e podendo abrir caminho à implementação da marca no mercado português.
- Aplicação de zeólitos hierárquicos a reações de oxidação catalítica sob ação de radiação micro-ondasPublication . Ansari, Leonardo Morgado de Sousa; Nunes, Ângela Maria Pereira MartinsO objetivo do presente trabalho foi testar a atividade catalítica de materiais híbridos de ferro suportado em zeólitos hierárquicos na reação de oxidação de 1-feniletanol a acetofenona. Os zeólitos utilizados no trabalho foram o beta (BEA), com uma razão de Si/Al de 12,5, a mordenite (MOR) com uma razão de Si/Al 14,6 e o ZSM-5 (MFI) com uma razão de Si/Al 15. Para introduzir mesoporosidade e criar suportes hierárquicos, os zeólitos sofreram tratamento alcalino e ácido. O tratamento alcalino consiste no aquecimento do zeólito em solução alcalina com concentrações de NaOH variáveis dependentes da estrutura zeolítica. O tratamento ácido consiste no aquecimento do zeólito em solução ácida com HCl. Os materiais foram caracterizados por difração de raios-X, microscopia eletrónica de transmissão (TEM) e por adsorção de azoto a -196 °C e a quantidade de Fe foi medida pela técnica de ICP. A imobilização do metal foi feita por mistura mecânica com a utilização do moinho de bolas com sais de Fe, como FeCl2·4H2O e FeCl3·6H2O. De seguida, o desempenho catalítico dos materiais preparados é avaliado na reação da oxidação de 1-feniletanol. A análise dos resultados dos ensaios catalíticos demonstra que o zeólito FeII@B02AT é o mais promissor com rendimentos de 46 % e seletividade de 100 %.
- Proposta de comunicação para nova marca de jóias Nomad: Content Guidelines para InstagramPublication . Bernal, Maria Camila Arturo; Correia, RosárioO principal objetivo deste projeto é desenvolver uma estratégia de comunicação para a nova marca de jóias Nomad, que permita que esta seja conhecida no mercado português, através da rede social Instagram. Nomad é uma marca que procura transportar seu consumidor, através de cada coleção, para uma parte diferente do mundo, tomando como referência histórias e experiências ocorridas nas diferentes cidades do mundo que a designer visitou ou nas quais viveu. Esta marca de origem colombiana, mas com raízes em Portugal, não apenas desenha e comercializa jóias semi-preciosas, também conhecidas comoDemi-fine Jewerly, mas também procura incentivar a suas seguidoras a conhecer, entender e respeitar a diversidade cultural existente no mundo. Para validar o conceito de comunicação que a marca deseja adotar, foi realizada uma investigação quantitativa através de um inquérito por questionário, dividido em três partes, que permitiu conhecer o comportamento de compra das mulheres inquiridas, qual o tipo de interação que estas têm nas redes sociais com as marcas de acessórios pessoais e os respectivos dados demográficos. Os resultados obtidos, considerados positivos, permitiram identificar diferentes insights que deram origem a diversas ações de comunicação desenvolvidas na proposta de comunicação da marca Nomad. Entre as ações,destaca-se a criação de conteúdo baseado em narração, (Storytelling) que, tanto em termos textuais quanto visuais, permita ao usuário mergulhar nas diferentes histórias que cada coleção deve contar, criando ao mesmo tempo um vínculo afetivo entre o consumidor e a marca.
- Modelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment: Briefing WallPublication . Antoninho, Joana Neves; Correia, RosárioA necessidade cada vez mais frequente das marcas de se diferenciarem junto dos restantes players, reforça a necessidade de as marcas criarem relações de engagement com o público que se revelem numa preferência pela marca. O brand entertainment é uma alternativa capaz de o fazer. A teoria descreve-o enquanto fusão da publicidade ao entretenimento, de forma a criar experiências que os consumidores querem viver. Ainda que se diferencie da publicidade tradicional, também a concepção campanhas de brand entertainment devem contemplar um briefing criativo a fim de garantir o cumprimento dos objetivos do cliente e a relevância das propostas para o público-alvo. O presente trabalho - relativo à realização de um estágio curricular na agência NERVO, uma agência brand entertainment focada na criação de ativações de marcas e eventos onde foram desempenhadas funções de creative strategist e copywriter - tem como objetivo a proposta de criação de um modelo de briefing criativo adaptado ao brand entertainment e às especificidades da NERVO. Recorrendo ao método de investigação-ação, foi levada a cabo uma análise ao funcionamento da agência de acolhimento enquadrado por uma revisão da literatura que destaca o brand entertainment, planeamento estratégico, e as etapas do processo do desenvolvimento criativo de um produto de comunicação. O modelo, cuja configuração é apresentada no Capítulo III, sofreu uma avaliação por parte dos colaboradores da NERVO, que permitiu verificar a adequação deste ao tipo de trabalho levado a cabo pela agência bem como às suas especificidades.
- A caracterização do branded content no Facebook e a sua influência no engagementPublication . Oliveira, Patrícia dos Santos; Correia, RosárioNuma altura em que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à forma como empregam o seu tempo, as marcas procuram encontrar novas formas de chegar diretamente ao seu público. Tendo em conta que o número de horas passado nas redes sociais tem aumentando nos últimos anos, faz todo o sentido que as marcas incluam na sua estratégia de marketing uma presença nestas plataformas, em especial no Facebook, que continua a ser a rede social com mais utilizadores em Portugal. Contudo, estar apenas presente deixou de ser suficiente. É necessário criar conteúdos diferenciadores que façam com que seja o público a querer envolver-se com a marca, dando origem ao conceito de branded content que, quando aplicado ao universo das redes sociais, se materializa nos conteúdos das publicações das marcas nas suas páginas. A presente investigação visou, assim, compreender qual a relação entre as dimensões de branded content e o engagement, estudando as características do conteúdo das publicações da Kiko Milano, Quem disse, berenice?, Benefit Cosmetics e Maybelline New York na rede social Facebook e percebendo como é que estas influenciam o número de gostos, comentários e partilhas. Além disso, procurou-se compreender quais as dimensões mais utilizadas pelas marcas em análise. Foi utilizado o método indutivo, seguido de uma análise qualitativa e quantitativa, através da realização de testes de comparação de médias, com o propósito de compreender o impacto das dimensões de branded content (variáveis independentes) nas dimensões de engagement (variáveis dependentes). Com base nos resultados obtidos, verificou-se que as marcas em análise utilizam com frequência dimensões de branded content nas suas publicações, sendo que muitas delas demonstraram um impacto positivo nas interações, ou seja, engagement.
- Circuito de alimentação de semicondutores colocados a potenciais elevados num gerador de MarxPublication . Lopes, Filipe Alexandre Pires; Redondo, Luís Manuel dos Santos; Canacsinh, HirenNesta dissertação foi desenvolvido um conversor ressonante LC série com um transformador, composto por um primário e quatro secundários independentes para alimentação dos circuitos de comando (drivers) dos estágios de um gerador de Marx, que se encontram a potenciais elevados. Este conversor foi simulado e ensaiado experimentalmente. A frequência de comutação do conversor encontra-se perto da frequência de ressonância com o objetivo de diminuir as perdas por comutação e consequentemente transferindo o máximo de energia possível. Foi feita uma análise de todos os elementos constituintes deste circuito e seu funcionamento em vários regimes. Também são apresentadas outras topologias que são usadas para alimentar os drivers do gerador de Marx, tais como o bootstrap, o inversor com transformador e secundários independentes, e o inversor com transformador e secundários em cascata. Demonstra-se o dimensionamento e simulação do circuito, em que a sua análise pode ser usada posteriormente para diferentes números de estágios. Os ensaios experimentais foram feitos com variações de carga nos drivers, e com a aplicação de uma condição adversa no driver de um estágio do gerador de Marx.
- Impact of corporate R&D on efficiency in OECD industriesPublication . Dos Santos, Maria José Palma Lampreia; Diz, HenriqueEfficiency and productivity have always been a key issue in economic science. The analysis of the impact of R&D (Research and Development) has been extensively studied in industries and countries of more or less aggregated level. This paper aims to investigate the impact of corporate R&D in performance of low-tech industries, medium-tech and high-tech in OECD countries. This paper aims to answer the questions: Is the impact of R&D significant for all types of industries? If so, what are the differences and the magnitude of these effects in each of these types of industries? To this end, an unbalanced dataset from 2000 to 2011 was collected for the main countries of Europe and the United States concerning low, medium and high-tech to analyse the impact of the magnitude of corporate R&D and capital accumulation on productivity of these industries. The productivity of industries was measured by stochastic parametric frontier functions, in order to measure the efficiency of R&D and accumulation of capital on labour productivity. The main results highlight the impact of corporate R&D on productivity of high-tech industries, but for other industries those relations are not clear. However, capital accumulation became crucial on low technology to improve their performance. These results, although needing to include a more extensive dataset of industries across countries, refer the need for policy and decision makers to allocate public funds for R&D in high-tech industries, while the investment in capital seems crucial, particularly in low-tech industries to improve the productivity.