Repository logo
 
Publication

Solução de iluminação automóvel baseada na rede CAN

dc.contributor.advisorCordeiro, Armando José Leitão
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria da Graça Vieira de Brito
dc.contributor.authorFrancisco, João Pedro Estêvão
dc.date.accessioned2017-01-16T15:07:27Z
dc.date.available2017-01-16T15:07:27Z
dc.date.issued2016-12-05
dc.descriptionDissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica, Ramo de Automação e Eletrónica Industrialpt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação trata da integração de uma solução de iluminação automóvel baseada na rede CAN, cobrindo as várias etapas do desenvolvimento da aplicação, desde a conceção da solução à descrição do software desenvolvido, passando pela explicação da seleção e da implementação do hardware. Inclui-se também um breve estudo sobre os sistemas de iluminação nos automóveis. Para fundamentar esta dissertação, para além da rede CAN são apresentadas várias redes indispensáveis nos automóveis atuais, tais como a rede LIN, a rede FlexRay e a rede MOST, uma das razões para a escolha destas redes foi cada uma representar uma classe SAE distinta, classes essas que também são apresentadas. Os resultados experimentais obtidos com a aplicação desenvolvida permitem concluir sobre o desempenho da rede CAN e dos periféricos associados, bem como da comunicação SPI.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This dissertation treats the integration of an automotive lighting solution based on the CAN network, covering the various stages of application development, from solution conception to software developed description, through the explanation of the selection and implementation of hardware. It also includes a brief study of the lighting systems in automobiles. In support of this dissertation, shows in addition to the CAN network a variety of indispensables networks in today's automobiles, such as the LIN network, FlexRay network and MOST network, one of the reasons for choosing these networks was each represent a distinct SAE class, those classes are also presented. The experimental results obtained in the application developed allow to concludeon the performance of the CAN network and associated peripherals, and SPI communication.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFRANCISCO, João Pedro Estêvão - Solução de iluminação automóvel baseada na rede CAN. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2016. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid201551900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6712
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjectIluminação automóvelpt_PT
dc.subjectAutomotive lightingen
dc.subjectRede de comunicação CANpt_PT
dc.subjectCAN networken
dc.subjectCircuitos embebidospt_PT
dc.subjectEmbedded circuitsen
dc.subjectComunicação SPIpt_PT
dc.subjectSPI communicationen
dc.subjectEcrã táctilpt_PT
dc.subjectTouch screenen
dc.subjectFio eletroluminescentept_PT
dc.subjectElectroluminescent wireen
dc.titleSolução de iluminação automóvel baseada na rede CANpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files