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- Nanofluidos para aplicações energéticasPublication . Matias, Inês Andreia Simão; Ribeiro, Ana Paula da Costa; Martins, Luísa Margarida Dias Ribeiro SousaO objetivo principal deste trabalho foi a aplicação de nanofluidos em processos energéticos. Em seguimento do que é esperado no contexto do Mestrado em Engenharia Química e Biológica, durante a realização do trabalho experimental foi dada importância à aplicação dos nanofluidos em Engenharia Química, nomeadamente no setor energético. A produção de diferentes nanofluidos, nomeadamente contendo líquidos iónicos, para aplicações energéticas e em reações catalíticas com interesse energético foram realizadas. A nível energético produziu-se um sensor metálico, baseado no estudo da resistência para determinar os diferentes incrementos de temperatura obtidos, utilizando diferentes nanofluidos, e assim obter uma indicação de quais são os mais indicados a serem utilizados como fluidos energéticos alternativos. A nível catalítico, estudaram-se as reações de acoplamento carbono-carbono entre substratos apropriadamente funcionalizados, cuja aplicação à síntese de compostos de interesse farmacêutico (síntese de componentes de medicamentos ou de candidatos a medicamentos), tem grande interesse em Química e em Biologia. A oxidação do 1- feniletanol foi realizada, devido ao interesse existente nesta reação modelo para a produção de cetonas. Estudou-se diferentes métodos de irradiação e obteve-se rendimento de 100% em 30 minutos, para o sistema irradiado por micro-ondas, utilizando o líquido iónico [N1,8,8,8][FeCl4]. A oxidação do glicerol, outra reação de grande interesse energético e biológico também foi estudada e obteve-se 17% de dihidroxiacetona, ao fim de 1h, a 25 °C e utilizando peróxido de hidrogénio (H2O2, 30% solução aquosa) como oxidante e como catalisador o escorpianato de ferro (II), [FeCl2{HC(pz)3}].
- Critérios de noticiabilidade: diferenças entre o futebol e as restantes modalidades: o caso de "aBola", "oJogo" e "Record"Publication . Henriques, Bruno Miguel Vieira; Lopes, Anabela de SousaA presente dissertação procura definir quais os critérios utilizados para destacar as notícias nas primeiras páginas dos três jornais diários desportivos em Portugal, “aBola”, “Record” e “oJogo”. Parece ser algo socialmente aceite que haja um domínio claro do futebol nas primeiras páginas da impressa desportiva em relação às restantes modalidades. Em conversa com profissionais da área e com leitores assíduos dos jornais desportivos, parece existir uma ideia pré-concebida de que o futebol é uma modalidade mais lucrativa para os jornais e como tal deve estar mais destacada na primeira página. Ainda assim, não existem estudos em Portugal que comprovem esta perspetiva, pelo que é o objetivo desta investigação perceber se é possível verificar, recorrendo à aplicação de valores-notícia, a existência de critérios que contribuem para um maior destaque dado a uma modalidade em comparação com outras. Esta investigação baseou-se na análise das primeiras páginas dos três jornais diários existentes no mercado português – “aBola”, “Record” e “oJogo” – durante um período de dez anos que vai de janeiro de 2006 a agosto de 2016. Após a realização desta análise, e da aplicação dos vários critérios delineados, verificouse uma inconsistência nos resultados. Confirmou-se a supremacia do futebol nos destaques das primeiras páginas dos jornais desportivos, mas não foi possível encontrar critérios justificassem as diferenças tratamento nos destaques dados ao futebol e às restantes modalidades desportivas.
- Robô móvel para máquinas-ferramentaPublication . Bernardino, Rúben Cardoso; Campos, Francisco M. de Oliveira; Silva, Pedro Miguel AbreuA presente dissertação apresenta uma solução para um robô móvel com navegação baseada em visão para ser aplicado em máquinas-ferramenta. Para tal, foi utilizado um protótipo de um robô de tracção diferencial de pequena escala onde um instrumento de escrita simula a actuação da máquinaferramenta. O protótipo dispõe ainda de uma câmara equipada com uma lente olho de peixe controlada por uma placa Raspberry Pi. Com o objectivo de imprimir uma determinada trajectória desejada com rigor, começou-se por desenvolver um algoritmo de planeamento onde se discretizou a dita trajectória. Seguidamente, foi definido o modelo cinemático do protótipo o qual, juntamente com o planeamento, permitiram desenvolver o anel de controlo para os motores onde se incorporou também um controlador PID. Com as leituras dos encoders das rodas, foi possível efectuar a localização baseada em odometria, a qual não apresentou rigor suficiente devido ao deslize das rodas e erros de modelação. Recorrendo à calibração da câmara através de uma toolbox implementada em ambiente MATLAB, obteve-se os parâmetros intrínsecos da câmara. Com estes foi então possível transformar as imagens obtidas pela câmara para que fosse retirada a deformação imposta pela lente de olho de peixe. Assim, foi possível estabelecer uma relação entre píxel e metro. Para a localização baseada em visão, foram utilizadas três referências (beacons) colocadas em posições conhecidas e a partir das quais foi calculada a postura do robô relativamente às mesmas. Esta avaliação utiliza apenas duas referências em vez das três que normalmente são utilizadas na triangulação, utilizando distâncias para o cálculo da localização em vez de ângulos. Esta informação juntamente com os dados da odometria são introduzidos num filtro de Kalman estendido com o objectivo de reduzir o desvio da estimativa baseada apenas na odometria. Por fim, a viabilidade da conjugação dos dois métodos de localização, quando aplicados em ambientes industriais, é discutida.
- Solução de iluminação automóvel baseada na rede CANPublication . Francisco, João Pedro Estêvão; Cordeiro, Armando José Leitão; Almeida, Maria da Graça Vieira de BritoEsta dissertação trata da integração de uma solução de iluminação automóvel baseada na rede CAN, cobrindo as várias etapas do desenvolvimento da aplicação, desde a conceção da solução à descrição do software desenvolvido, passando pela explicação da seleção e da implementação do hardware. Inclui-se também um breve estudo sobre os sistemas de iluminação nos automóveis. Para fundamentar esta dissertação, para além da rede CAN são apresentadas várias redes indispensáveis nos automóveis atuais, tais como a rede LIN, a rede FlexRay e a rede MOST, uma das razões para a escolha destas redes foi cada uma representar uma classe SAE distinta, classes essas que também são apresentadas. Os resultados experimentais obtidos com a aplicação desenvolvida permitem concluir sobre o desempenho da rede CAN e dos periféricos associados, bem como da comunicação SPI.
- Do marketing tradicional ao marketing experiencial: o caso do Instituto Espanhol de LínguasPublication . Marcos, Marcos Freijo; Luz, CristinaO presente relatório de estágio é um claro exemplo de transição do marketing tradicional para o marketing de experiências.Embora a aposta na experiência e interação com os clientes por parte das marcas venha a crescer há ainda muitas marcas que investem exclusivamente em marketing tradicional. Tal acontece porque, nos dias de hoje, o marketing experiencial ainda não é suficientemente valorizado. Não obstante, trata-se de uma maneira simples, eficaz e rentável de chegar aos jovens, um target que cada vez mais se distancia dos canais tradicionais. Por esta razão, entre outras, o número de inscrições nos cursos do Instituto Espanhol vinha a cair desde há anos, atingindo um mínimo no ano letivo de 2014-2015. Ao longo da sua presença no Instituto Espanhol, recorrendo ao método de investigação-ação, o estagiário levou a cabo um rigoroso diagnóstico da situação que lhe permitiu não só perceber que parte da comunicação se tinha tornado obsoleta, que parte merecia ser melhorada e o que devia ser acrescentado, a fim de suster o declínio. Com este relatório de estágio é possível perceber como através da suspensão de algumas atividades, melhoria de outras e introdução de um conjunto de ações típicas do marketing experiencial – ativações de marca, offline e online, sustentadas em conteúdos de entretenimento e utilidade – foi possível não só reverter a situação como reforçar a ligação emocional entre o público e a marca.