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Estágio em fisioterapia neurológica em crianças no contexto da intervenção precoce na infância

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Introdução: A abordagem da fisioterapia em neurologia no contexto da intervenção precoce na infância procura minimizar o impacto das manifestações neurológicas e sequelas funcionais decorrentes de diversas condições que impactam o modo de vida destas crianças. Objetivos: GERAL: desenvolver aptidões de integração de conhecimentos, capacidades e competências e de lidar com questões dentro da área da Fisioterapia Neurológica em crianças no contexto da intervenção precoce na infância em articulação com a formação realizada e à luz da atual evidência científica. ESPECÍFICO: intervir, essencialmente em crianças com alteração no desenvolvimento motor decorrentes de deficits neurológicos, utilizando técnicas baseadas no desenvolvimento neuro psicomotor e desenvolver o modelo de raciocínio clínico em fisioterapia nesta população especial e neste contexto específico de intervenção, através de pesquisa científica, bem como da avaliação, intervenção e reavaliação dos pacientes. Metodologia: Estágio com duzentas horas de contacto, realizado na CERCI LX, pela concretização da intervenção direta com 8 crianças, com idades entre 0 e 6 anos, do sexo masculino e feminino, com alteração no desenvolvimento motor decorrentes de deficits neurológicos ocasionados por condições clinícas, nomeadamente autismo, hidrocefalia, síndrome de Down, síndrome genético de Coffin-Siris e Paralisia Cerebral, sendo esta a patologia da criança selecionada para a finalidade do estudo de caso. As principais alterações a nível motor encontradas foram na marcha e controlo postural. As intervenções foram realizadas maioritariamente em contexto de jardim de infância, sendo realizada uma sessão por semana com duração de 40-60 minutos. Resultados: dos benefícios apontados na literatura houve melhoria do controlo postural e do tronco, assim como melhorias na locomoção, no que diz respeito à quantidade de passos executados pela criança. Registaram-se ainda melhorias da força muscular global e das habilidades motoras relacionadas com as atividades básicas da vida diária. Conclusões: acompanhar a intervenção realizada no estágio, assim como participar das intervenções, avaliar e reavaliar, foi de grande valor para compreender a abordagem da fisioterapia em neurologia no contexto da intervenção precoce na infância, assim como seus benefícios a curto e longo prazo, nas crianças e suas famílias. Os resultados obtidos pelo estágio contribuíram para o aprofundamento do tema e para o enriquecimento no âmbito profissional.
ABSTRACT - Background: The Neurological Physiotherapy approach in the Early Childhood Intervention context seeks to minimize the impact of the neurological manifestations and functional sequelae that arise from the different conditions that impact these children's lifestyles. Purpose: The main goal is to develop integration skills of knowledge, abilities, and skills, and to deal with issues within the area of Pediatric Neurological Physiotherapy in Early Childhood Intervention, in articulation with the training carried out and in the light of current scientific evidence. The specific goal is to intervene, essentially, in children with motor development impairments due to neurological deficits, using techniques based on neuropsychomotor development and to develop the model of clinical reasoning in physiotherapy in this special population and this specific intervention context, through scientific research, as well as the children evaluation, intervention and re-evaluation. Methods: two hundred contact hours curricular internship, held at CERCI Lisboa, through the direct intervention with 8 children, between 0 to 6 years old, male and female gender, with motor development impairments due to neurological deficits, caused by a variety of medical conditions as, autism, hydrocephalus, Down syndrome, Coffin-Syris genetic syndrome, and Cerebral Palsy, which is the pathology of the child selected for the case study. The main motor alterations found have been in gait and postural control. Interventions were carried out mainly in the context of kindergarten, with one session per week lasting 40 minutes. Results: of the benefits pointed out in the literature, there were improvements both in postural and trunk control and improvement in locomotion, specifically in the number of steps. There were also improvements in muscular strength and motor skills, related to basic activities of daily life. Conclusions: monitoring the intervention carried out in the internship, as well as having an active participation in the interventions, evaluating and reassessing, was of great value in understanding the approach of Pediatric Neurological Physiotherapy in the Early Childhood Intervention context, as well as its short- and long-term benefits in children and their families. These results obtained by the internship have contributed to the deepening of the topic and the enrichment of the professional scope.

Description

Mestrado em Fisioterapia – Área de especialização: Fisioterapia Neurológica

Keywords

Fisioterapia Medicina de reabilitação Pediatria Paralisia cerebral Intervenção precoce Função motora Physiotherapy Rehabilitation Pediatrics Cerebral palsy Early intervention Motor function

Citation

Oliveira CA. Estágio em fisioterapia neurológica em crianças no contexto da intervenção precoce na infância [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2023.

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa