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O padrão CER (Claim-Evidence-Reasoning) como ferramenta para o desenvolvimento da argumentação científica no 2.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorValente, Bianor Antónia da Cruz
dc.contributor.authorMano, Miguel Soveral Dias
dc.date.accessioned2025-11-21T09:20:23Z
dc.date.available2025-11-21T09:20:23Z
dc.date.issued2025-07-21
dc.date.submitted2025-07-07
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A primeira parte do documento analisa criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio no 1.º e 2.º CEB. A segunda parte aprofunda um estudo focado na promoção da argumentação científica, uma competência fulcral que exige uma abordagem explícita em sala de aula. Neste sentido, a investigação analisa o potencial do padrão CER (Claim-Evidence-Reasoning) e visa responder a três objetivos: (i) caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas para promover a argumentação científica com base no padrão CER; (ii) explorar como os alunos mobilizam os componentes do padrão CER nassuas produções escritas e (iii) compreender os principais desafios na implementação do padrão CER no contexto da sala de aula, na ótica do professor e dos alunos. O estudo, implementado com uma turma de 5.º ano, seguiu o formato de um estudo de caso instrumental recorrendo a uma abordagem mista. A recolha de dados envolveu várias fontes, incluindo as produções escritas dos alunos (tarefa diagnóstica pré e pós-intervenção e tarefas de aula), um questionário final e as notas de campo do professor-estagiário. O tratamento dos dados combinou a análise de conteúdo com a análise estatística descritiva, sendo o desempenho dos alunos aferido através de rubricas de avaliação específicas. Os resultados sugerem que o padrão CER pode constituir uma ferramenta eficaz no desenvolvimento da argumentação científica dos alunos, embora o raciocínio se tenha afirmado como a componente mais desafiadora para os alunos. Conclui-se que o contributo do modelo está condicionado por vários fatores, tais como a estruturação das atividades, a natureza das tarefas, e os andaimes pedagógicos oferecidos pelo professor.por
dc.description.abstractThis report was developed within the Supervised Teaching Practice II unit, as part of the Master's degree in Primary and Middle School Education (1st and 2nd Cycles of Basic Education) and in Mathematics and Natural Sciences (2nd Cycle). The first part of the document critically analyzes the pedagogical practices developed during the teaching internship in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The second part presents a study focused on promoting scientific argumentation, a crucial competence that requires an explicit classroom approach. In this regard, the research analyzes the potential of the CER (Claim-Evidence-Reasoning) framework and aims to address three objectives: (i) to characterize the pedagogical strategies used to promote scientific argumentation based on the CER framework; (ii) to explore how students mobilize the CER components in their written productions; and (iii) to understand the main challenges in implementing the CER framework from the perspective of the teacher and the students. The study, implemented with a 5th-grade class, followed an instrumental case study design using a mixed-methods approach. Data collection involved multiple sources, including students' written work (a pre- and post-intervention diagnostic task and in-class assignments), a final questionnaire, and the teacher-researcher's field notes. Data analysis combined content analysis with descriptive statistics, with student performance being assessed through specific rubrics. The results suggest that the CER framework can be an effective tool for developing students' scientific argumentation, although reasoning proved to be the most challenging component for the students. It is concluded that the model's contribution is conditioned by several factors, such as the structuring of activities, the nature of the tasks, and the pedagogical scaffolding provided by the teacher.eng
dc.identifier.citationMano, M. S. D. (2025). O padrão CER (Claim-Evidence-Reasoning) como ferramenta para o desenvolvimento da argumentação científica no 2.º CEB [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22280
dc.identifier.tid203980395
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22280
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectPadrão CER
dc.subjectArgumentação científica
dc.subjectEnsino das ciências naturais
dc.subjectEnsino básico
dc.subjectCER framework
dc.subjectScientific argumentation
dc.subjectScience education
dc.subjectPrimary education
dc.titleO padrão CER (Claim-Evidence-Reasoning) como ferramenta para o desenvolvimento da argumentação científica no 2.º CEB
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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