Repository logo
 
Publication

Uma análise exploratória da relação entre anti-consumo e consumerismo

dc.contributor.authorBaptista, Nuno
dc.date.accessioned2024-04-05T13:55:21Z
dc.date.available2024-04-05T13:55:21Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre anti-consumo e consumerismo, dois conceitos distintos, embora inter-relacionados. Para atingir este objetivo, o artigo efetua uma revisão geral dos aspetos mais críticos de ambos os conceitos e termina com uma discussão conceitual das relações entre ambos. O artigo inclui uma revisão sobre manifestações de anti-consumo, os conceitos relacionados de resistência ao consumo e a forma como o anti-consumo contribui para a construção da identidade própria do consumidor. De seguida, o artigo passa a analisar o consumerismo, incluindo a sua relação com o conceito de marketing, como o consumerismo tem sido explorado no âmbito das principais teorias do papel dos consumidores nos sistemas de livre mercado, o consumerismo ético e o consumerismo político. O artigo conclui enquadrando conceitualmente a relação entre anti-consumo e consumerismo e discutindo como estes se enquadram nas sociedades contemporâneas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article aims to discuss the relationship between anti-consumption and consumerism, two distinct but interrelated concepts. To achieve this objective, the article undertakes a general review of the most critical aspects of both concepts and ends with a conceptual discussion of the relationships between the two. The article includes a review on manifestations of anti-consumption, the related concepts of resistance to consumption and how anti-consumption contributes to the construction of the consumer's own identity. Next, the article goes on to analyze consumerism, including its relationship with the concept of marketing, how consumerism has been explored within the main theories of the role of consumers in free market systems, ethical consumerism and political consumerism. The article concludes by conceptually framing the relationship between anti-consumption and consumerism and discussing how these fit into contemporary societies.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBaptista, N. (2023). Uma análise exploratória da relação entre anti-consumo e consumerismo. European Journal Of Social Sciences Studies , 9(3), 191-211. DOI: 10.46827/ejsss.v9i3.1613pt_PT
dc.identifier.doi10.46827/ejsss.v9i3.1613pt_PT
dc.identifier.issn2501-8590
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17260
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOpen Access Publishing Grouppt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://oapub.org/soc/index.php/EJSSS/article/view/1613/2188pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAnti-consumopt_PT
dc.subjectConsumerismopt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectRevisão literaturapt_PT
dc.subjectAnti-consumptionen
dc.subjectConsumerismen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectLiterature reviewen
dc.titleUma análise exploratória da relação entre anti-consumo e consumerismopt_PT
dc.title.alternativeExploring the relationship between anti-consumption and consumerismen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBucharest, Romaniapt_PT
oaire.citation.endPage211pt_PT
oaire.citation.startPage191pt_PT
oaire.citation.titleEuropean Journal of Social Sciences Studiesen
oaire.citation.volume9(3)pt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idAD1D-892D-7353
person.identifier.orcid0000-0001-7130-0543
person.identifier.scopus-author-id57200392594
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication898aafa8-bdee-4d3a-8824-9cad73209814
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery898aafa8-bdee-4d3a-8824-9cad73209814

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Uma análise exploratória da relação entre anti-consumo e consumerismo.pdf
Size:
536.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections