Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de competências socioemocionais, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunas do 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado, na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Hélder.pdf15.35 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. Este estágio focou-se numa turma de alunas do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino artístico especializado, e foi implementado na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea (TDCont.). O principal objetivo deste estudo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais das alunas através da prática da dança contemporânea. Pretendeu-se estabelecer uma ligação entre as necessidades pedagógicas da disciplina e o desenvolvimento das competências socioemocionais delineadas no manual Saúde Mental em Saúde Escolar, publicado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Assim, propôs-se uma correlação entre as competências cognitivas e técnicas trabalhadas na prática da dança contemporânea e as competências socioemocionais mencionadas no manual. Estas incluem aspetos como a compreensão da identidade, a comunicação eficaz, a gestão de emoções, a autonomia, a habilidade de lidar com situações de proteção e violência, a tomada de decisões, a superação de desafios, a aplicação de valores, a interação social e o sentido de pertença. Além disso, foi desenvolvido um processo de composição coreográfica utilizando exercícios especificamente elaborados para o desenvolvimento das competências socioemocionais, tendo em consideração o movimento trabalhado ao longo das aulas e integrando tanto a componente técnica quanto a interpretativa, em consonância com a área disciplinar e a temática abordada. A metodologia adotada foi a investigação-ação, que permitiu a aplicação de uma variedade de instrumentos e estratégias, como diários de bordo, técnicas de observação estruturada, questionários, e registos áudio e vídeo/fotográficos, para uma observação contínua do processo de investigação. Em suma, as competências socioemocionais das alunas podem ser desenvolvidas em correspondência com o ensino da Técnica de Dança Contemporânea, demonstrando a capacidade desta disciplina de proporcionar experiências que promovem tal desenvolvimento.
ABSTRACT - The internship report, developed within the scope of the Master’s Degree in Dance Teaching at the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa, was carried out during the 2023/2024 academic year at the Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. This internship focused on a group of students from the 6th, 7th, and 8th years of specialized artistic education and was implemented in the subject of Contemporary Dance Technique. The primary objective of this study was to establish that the practices of contemporary dance can promote the development of students’ socioemotional skills. The aim was to establish a connection between the pedagogical needs of the subject and the development of socioemotional competencies outlined in the Saúde Mental em Saúde Escolar manual, published by the Direção-Geral de Saúde (DGS). Thus, a correlation was corroborated between the cognitive and technical skills developed in the practice of contemporary dance and the socioemotional competencies mentioned in the manual. These include aspects such as identity awareness, effective communication, emotion management, autonomy, the ability to deal with protection and violence, decision-making, overcoming challenges, the application of values, social interaction, and a sense of belonging. Additionally, a choreographic composition process was developed using exercises specifically designed to foster the development of socioemotional skills, considering the movement practiced throughout the classes and integrating both the technical and interpretative components, in alignment with the subject area and the theme addressed. The methodology adopted was action research, which allowed for the application of various tools and strategies, such as student journals, instructor structured observation techniques, mediated questionnaires, and audio-visual recordings, enabling continuous observation of the research process. In conclusion, this study further proves that students’ socioemotional competencies can be developed in conjunction with the teaching of Contemporary Dance Technique

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.

Keywords

Contemporary dance technique Socioemotional skills Choreographic composition Action research Técnica de dança contemporânea Competências socioemocionais Composição coreográfica Investigação-ação.

Citation

Portelas, H. I. S. (2024). Desenvolvimento de competências socioemocionais, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunas do 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado, na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Dança. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/18130

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança

CC License