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- Desenvolvimento de competências socioemocionais, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunas do 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado, na Escola de Dança da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Portelas, Hélder Inácio Sumares; Marques, AnaO relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. Este estágio focou-se numa turma de alunas do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino artístico especializado, e foi implementado na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea (TDCont.). O principal objetivo deste estudo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais das alunas através da prática da dança contemporânea. Pretendeu-se estabelecer uma ligação entre as necessidades pedagógicas da disciplina e o desenvolvimento das competências socioemocionais delineadas no manual Saúde Mental em Saúde Escolar, publicado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Assim, propôs-se uma correlação entre as competências cognitivas e técnicas trabalhadas na prática da dança contemporânea e as competências socioemocionais mencionadas no manual. Estas incluem aspetos como a compreensão da identidade, a comunicação eficaz, a gestão de emoções, a autonomia, a habilidade de lidar com situações de proteção e violência, a tomada de decisões, a superação de desafios, a aplicação de valores, a interação social e o sentido de pertença. Além disso, foi desenvolvido um processo de composição coreográfica utilizando exercícios especificamente elaborados para o desenvolvimento das competências socioemocionais, tendo em consideração o movimento trabalhado ao longo das aulas e integrando tanto a componente técnica quanto a interpretativa, em consonância com a área disciplinar e a temática abordada. A metodologia adotada foi a investigação-ação, que permitiu a aplicação de uma variedade de instrumentos e estratégias, como diários de bordo, técnicas de observação estruturada, questionários, e registos áudio e vídeo/fotográficos, para uma observação contínua do processo de investigação. Em suma, as competências socioemocionais das alunas podem ser desenvolvidas em correspondência com o ensino da Técnica de Dança Contemporânea, demonstrando a capacidade desta disciplina de proporcionar experiências que promovem tal desenvolvimento.