Repository logo
 
Publication

Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares

dc.contributor.advisorSousa, Otília dept_PT
dc.contributor.advisorCosta, José Antóniopt_PT
dc.contributor.authorCravo, Filipa Costa Segão
dc.date.accessioned2015-10-13T08:30:10Z
dc.date.available2015-10-13T08:30:10Z
dc.date.issued2014-11
dc.descriptionProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste projeto de investigação-ação centra-se no desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos dos alunos acerca de ortografia, emerge das preocupações enquanto professora titular de uma turma de 3.º ano de escolaridade, com a qual foi desenvolvido este trabalho, no sentido de levar os alunos a melhorar as suas competências de escrita, cometendo menos erros ortográficos, e desenvolver uma reflexão linguística e metalinguística mais sistemática. O estudo centra-se na abordagem do ditado com inspiração sóciointeracionista. Dita-se para que os alunos reflitam e apresentem as suas conceções sobre escrita de modo a tomarem consciência das estratégias a mobilizar para escrever corretamente. A pesquisa organiza-se em três momentos pré-teste, intervenção, pós-teste. Ao longo da intervenção foram realizados vários ditados focalizando algumas dificuldades linguísticas e ortográficas observadas na escrita dos alunos. Concomitantemente foram elaboradas fichas de trabalho com o objetivo de sistematizar as aprendizagens realizadas. Ao longo de toda a intervenção, foi-se verificando a evolução dos alunos quer a nível ortográfico, quer no tipo de intervenções efetuadas. Constatou-se ainda que a interação dos alunos durante o ditado promoveu uma maior reflexão e desenvolvimento do saber-fazer e que um processo de ensino-aprendizagem em que seja promovido a reflexão e a partilha entre pares tem um impacto muito positivo na promoção de aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This action research project focuses on developing and deepening students' knowledge about spelling and emerges from the concerns as a teacher in a class of the 3rd grade. This work was developed in order to make students improve their writing skills, by making less mistakes and by developing a more systematic linguistic and metalinguistic reflection. The diagnosis, called pre-test, was developed in four distinct phases: a dictation of words, a dictation of sentences and a dictation of a narrative text (a letter). Finally, the pupils wrote a letter in the first person plural to the school’s principal. Throughout the intervention several dictations were conducted focusing on some language and spelling difficulties observed in pupils' writing. At the same time several worksheets were made in order to systematize the pupils’ learning achievements. Throughout the intervention, it was possible to check the pupils’ progress on a spelling level as well as on the type of interventions made during the interactionist dictation (strategy adopted on the development of this project). It was also possible to see that the pupils’ interaction during the dictation promoted a further reflection and development of know-how. This project also demonstrated that a teaching-learning process which promotes reflection and sharing between peers has a very positive impact on promoting learning.en
dc.identifier.tid201330040pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5269
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDitado interacionistapt_PT
dc.subjectDitado tradicionalpt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectReflexão linguísticapt_PT
dc.subjectReflexão metalinguísticapt_PT
dc.subjectInteractionist dictationen
dc.subjectTraditional dictationen
dc.subjectSpellingen
dc.subjectLinguistic reflectionen
dc.subjectMetalinguistic reflectionen
dc.titleDitado: um percurso de aprendizagem entre parespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ditado um percurso de aprendizagem entre pares.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: