| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.91 MB | Adobe PDF | |||
| 230.71 KB | Adobe PDF | |||
| 151.38 KB | Adobe PDF | |||
| 276.35 KB | Adobe PDF | |||
| 272.19 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação aborda a questão de como o veículo eléctrico contribuirá para uma mobilidade sustentável.
Numa primeira fase, mostra quais as necessidades que a humanidade poderá ter
até 2050 e os caminhos a seguir para a sua sustentabilidade sem degradar o nosso planeta.
Para responder à questão apresentada, foi feita uma pesquisa das diferentes
tecnologias associadas ao veículo eléctrico e a análise de dois veículos para conhecer as
suas performances.
Da análise realizada verificou-se que o veículo eléctrico puro está apto para
circuitos urbanos e a ciclos de utilização casa-trabalho e trabalho-casa, por ter a sua
autonomia limitada pela capacidade das suas baterias.
Demonstra-se que o custo inicial das baterias é elevado, mas com uma utilização
diária do veículo o seu custo anual vai ter custos de utilização razoáveis. Com o
aumento da investigação industrial vai existir um aumento dos ciclos de carga, da
capacidade das baterias e a redução de custos de produção deste tipo de tecnologia,
tornando-se cada vez mais atractiva para os utilizadores.
É apresentada uma antevisão de evolução de rede eléctrica ao longo do tempo em função do veículo eléctrico, em que este terá uma importância crescente ao longo do tempo, contribuindo para uma utilização eficiente da energia utilizada nos transportes.
A principal conclusão do trabalho é que o veículo eléctrico é parte da solução
para os problemas causados pela crescente necessidade de mobilidade.
Description
Keywords
Veículo eléctrico Mobilidade e soluções de transporte com propulsão eléctrica
