Repository logo
 
Publication

Jornalismo de moda: limites entre informação e publicidade nas revistas ELLE e VOGUE

dc.contributor.advisorCardoso, Fátima Lopespt_PT
dc.contributor.authorPires, Alexandra Segarra Aires de Miranda
dc.date.accessioned2023-02-15T17:43:35Z
dc.date.available2023-02-15T17:43:35Z
dc.date.issued2022-11-23
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.pt_PT
dc.description.abstractA diluição de fronteiras entre a publicidade e o jornalismo tem-se revelado uma tendência crescente nas publicações da atualidade. Nas revistas de moda, repletas de anúncios a cosméticos, roupas e outros produtores, esta realidade ainda parece ser mais evidente, com a ideia implícita de influenciar o desejo dos leitores e incentivar o consumo. Movidos pelo sentido de lucro, os média rendem-se aos ditames comerciais da publicidade e esquecem-se do compromisso com o rigor de neutralidade jornalística. Muitas vezes, procuram vender, mais do que informar. A mudança dos suportes físicos para o digital, a evolução das revistas de moda e os novos meios de comunicação permitem à publicidade aproximar-se do jornalismo, numa espécie de simbiose. A presente dissertação investiga o processo de decisão editorial e a natureza narrativa das revistas de moda, com o intuito de identificar quais as zonas de fronteira entre o jornalismo e a publicidade, a informação e a propaganda. O trabalho foi dividido em duas partes: a primeira corresponde ao estado da arte, sustentado por uma revisão da literatura, em que é também apresentada a contextualização histórica das revistas de moda, as questões ligadas ao código deontológico do jornalista e a junção da publicidade com o jornalismo; a segunda parte baseia se na análise e interpretação dos resultados da investigação desenvolvida com aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas para responder à pergunta de partida: Qual é o peso da publicidade em duas das principais revistas de moda nacionais, averiguando se tem vindo a aumentar ou, pelo contrário, a estagnar. Para desenvolver a presente dissertação serão consideradas duas revistas de moda com evidente expressão no panorama das publicações deste setor em Portugal: Vogue e a Elle. Proceder-se á a uma análise comparativa entre quatro anos distintos: 1995, 2005, 2015, 2020, analisando quatro edições de cada ano: março, junho, outubro e dezembro. Para realizar este estudo, é importante ter como referência alguns indicadores quantitativos, nomeadamente as páginas reservadas à publicidade. Qual a expressão da publicidade nas revistas de moda? Será que os textos continuam a ser meramente informativos, ou se concede primazia à publicidade?pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Nowadays the blurring of boundaries between journalism and advertisement has proved to be a growing trend in current publications. In fashion magazines, full of clothes and cosmetic ads, this reality seems to be even more evident, with the implicit idea of influencing the readers desire and encouraging consumption. Driven by profit, the media surrender to the commercial dictates of advertising and forget about the commitment of journalistic neutrality. The shift from physical to on-line content, the evolution of fashion magazines and the new media allow advertisement to get closer to journalism, in a kind of symbiosis. The present dissertation investigates the process of editorial decision-making process and the narrative nature of fashion magazines, realizing the border zones between journalism and advertising, information and ads. This paper was divided in two sections: the first one being the state of art, supported by a literature review where is explored the beginning of fashion magazines, deontological codes of the professionals, advertisement and its union with journalism; the second part is based in an investigation about the topic. In a way to develop this thesis, two magazines with evident expression in the panorama of publications in this sector in Portugal will be considered: Vogue and Elle. A comparative analyses will be carried out between four different years: 1995, 2005, 2015, 2020, analyzing four different editions of each year: March, June, October and December. The main purpose is to understand the weight of advertisement in each year, to find out whether its been increasing of, on the contrary, stagnating. In order to carry this analysis, is important to have some quantitative indicators as a reference, namely the pages reserved to ads. What it the expression of advertisement in fashion magazines? Will the texts continue to be merely informative, or is publicity given primacy?en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPires, A.S.A.M. (2022). Jornalismo de moda: limites entre informação e publicidade nas revistas ELLE e VOGUE. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15615pt_PT
dc.identifier.tid203212339pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15615
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectRevistas de modapt_PT
dc.subjectValores notíciapt_PT
dc.subjectJornalismo de modapt_PT
dc.subjectJournalismen
dc.subjectAdvertisementen
dc.subjectFashion magazinesen
dc.subjectNews valueen
dc.subjectFashion journalismen
dc.titleJornalismo de moda: limites entre informação e publicidade nas revistas ELLE e VOGUEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleJornalismo de moda: limites entre informação e publicidade nas revistas ELLE e VOGUEpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1- tese alexandra aires- Versão final (20-10-2022).pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: