Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos líderes na comunicação interna dos processos de gestão de mudança: o caso da implementação do SIGDN na Marinha PortuguesaPublication . Amaral, André Miguel dos Santos; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoAs organizações dependem dos seus colaboradores para ter sucesso. A comunicação interna consiste num conjunto de processos de comunicação que contribuem para o desenvolvimento das organizações. Este trabalho aborda e permite perceber, qual foi o papel dos líderes, na comunicação interna, decorrente da implementação do Sistema Integrado de Gestão da Defesa Nacional (SIGDN) na Marinha. Desenvolveram-se e foram estudados os conceitos de Relações Públicas, falou-se sobre os profissionais de Relações Públicas, a comunicação interna nas organizações, o processo estratégico de comunicação e foi apresentado os diversos suportes de comunicação utilizados dentro da organização. No capítulo 2 que é mais voltado para a Liderança e para os processos de gestão da mudança abordou-se temas como os processos da gestão da mudança, o conceito de liderança, tipos e os papéis dos líderes nos processos de gestão da mudança. Foram conduzidas cinco entrevistas aos coordenadores da área dos Recursos Humanos e dos Vencimentos e também a alguns colaboradores que utilizam o sistema. Esta investigação permitiu a compreensão da comunicação que foi feita por parte dos coordenadores responsáveis pela implementação do sistema e de que forma é que essa comunicação contribuiu para que o sistema fosse implementado na Marinha da melhor maneira.
- Jornalismo de moda: limites entre informação e publicidade nas revistas ELLE e VOGUEPublication . Pires, Alexandra Segarra Aires de Miranda; Cardoso, Fátima LopesA diluição de fronteiras entre a publicidade e o jornalismo tem-se revelado uma tendência crescente nas publicações da atualidade. Nas revistas de moda, repletas de anúncios a cosméticos, roupas e outros produtores, esta realidade ainda parece ser mais evidente, com a ideia implícita de influenciar o desejo dos leitores e incentivar o consumo. Movidos pelo sentido de lucro, os média rendem-se aos ditames comerciais da publicidade e esquecem-se do compromisso com o rigor de neutralidade jornalística. Muitas vezes, procuram vender, mais do que informar. A mudança dos suportes físicos para o digital, a evolução das revistas de moda e os novos meios de comunicação permitem à publicidade aproximar-se do jornalismo, numa espécie de simbiose. A presente dissertação investiga o processo de decisão editorial e a natureza narrativa das revistas de moda, com o intuito de identificar quais as zonas de fronteira entre o jornalismo e a publicidade, a informação e a propaganda. O trabalho foi dividido em duas partes: a primeira corresponde ao estado da arte, sustentado por uma revisão da literatura, em que é também apresentada a contextualização histórica das revistas de moda, as questões ligadas ao código deontológico do jornalista e a junção da publicidade com o jornalismo; a segunda parte baseia se na análise e interpretação dos resultados da investigação desenvolvida com aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas para responder à pergunta de partida: Qual é o peso da publicidade em duas das principais revistas de moda nacionais, averiguando se tem vindo a aumentar ou, pelo contrário, a estagnar. Para desenvolver a presente dissertação serão consideradas duas revistas de moda com evidente expressão no panorama das publicações deste setor em Portugal: Vogue e a Elle. Proceder-se á a uma análise comparativa entre quatro anos distintos: 1995, 2005, 2015, 2020, analisando quatro edições de cada ano: março, junho, outubro e dezembro. Para realizar este estudo, é importante ter como referência alguns indicadores quantitativos, nomeadamente as páginas reservadas à publicidade. Qual a expressão da publicidade nas revistas de moda? Será que os textos continuam a ser meramente informativos, ou se concede primazia à publicidade?
- Fatores de decisão de compra de champôs: a importância relativa da sustentabilidade ambientalPublication . Correia, Marta da Silva; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do; Silvestre, Cláudia Marisa VasconcelosNos últimos anos, a preocupação do consumidor com a sustentabilidade ambiental dos produtos tem vindo a aumentar. Em resposta, várias marcas têm colocado, no mercado, alternativas cada vez mais amigas do ambiente. No caso da cosmética, seja ao nível da composição dos produtos ou da embalagem, têm surgido novidades que comunicam a “origem vegetal”, a “não testagem em animais”, a redução do plástico nas embalagens ou utilização de material reciclado, entre outros. Posto isto, esta investigação parte da hipótese de que a sustentabilidade ambiental é um fator de decisão de compra, no caso específico dos champôs, influenciando a escolha do consumidor entre as várias opções existentes para a lavagem do couro cabeludo. Tem como objetivo, além de testar esta primeira hipótese, perceber qual o peso deste fator em comparação com outros como, por exemplo, o preço, a finalidade do produto, a marca, etc. Utilizando um método quantitativo, especificamente através de um inquérito por questionário, pretende-se perceber: Qual a importância relativa da sustentabilidade, entre os fatores de decisão de compra de champô?
- A sustentabilidade ambiental na indústria da moda: as identidades do slow fashion e do fast fashionPublication . Godinho, Cláudia do Carmo; Jorge, Nuno da SilvaA responsabilidade social das organizações representa uma área útil na construção da sua identidade, do seu propósito e da sua reputação. Este trabalho debruça-se, em particular, na sua evolução rumo à criação de valor partilhado, em particular, na relação com a identidade corporativa no contexto da sustentabilidade ambiental. O estudo encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na revisão bibliográfica, através de contributos teóricos sobre os conceitos chave. A segunda parte corresponde a estudo comparativo entre marcas de slow fashion e fast fashion, no qual são exploradas as identidades corporativas, o posicionamento sobre sustentabilidade ambiental, assim como a sua comunicação, com o objetivo de compreender de que modo a criação de valor se reflete na identidade das marcas de vestuário slow fashion no contexto da sustentabilidade ambiental. Os resultados revelaram que o conceito de criação de valor partilhado se reflete na identidade das marcas slow fashion, através da linearidade existente entre os valores e missão corporativos com a sustentabilidade ambiental comunicada.