Repository logo
 
Publication

O papel dos estados de espírito no comportamento de compra por impulso

dc.contributor.advisorMiranda, Sandra Marisa Lopespor
dc.contributor.authorFernandes, Ana Catarina Alfama
dc.date.accessioned2014-03-11T11:20:50Z
dc.date.available2014-03-11T11:20:50Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractA compra por impulso constitui um tipo de resposta do consumidor a diversos estímulos internos e externos, capaz de gerar sentimentos de pós-compra. De acordo com a literatura da especialidade, um dos preditores deste comportamento de compra, são os estados de espírito, pelo que, no presente trabalho, discute-se o impacto dos mesmos na compra por impulso. Para testar as relações entre compra por impulso, estados de espírito e o efeito nos níveis de satisfação do consumidor, recorreu-se a um método do tipo quantitativo, através da aplicação de um questionário a 253 indivíduos. Desta feita, os resultados obtidos permitiram confirmar duas das hipóteses de trabalho definidas: a compra por impulso ocorre maioritariamente perante estados de espírito positivos e existe correlação positiva entre compra por impulso e a satisfação pós-compra.por
dc.description.abstractABSTRAC: Impulsive buying reflects some sort of consumer’s answer to several internal and external stimuli on commercial environments, capable of create certain post-purchase feelings. According to the literature, moods are one of those internal stimuli and an important predictor of this behavior. In this paper, we discuss their impact on impulsive buying behavior. To evaluate the relation between impulsive buying, moods and satisfaction, we resorted to a quantitative research, applying a questionnaire to 253 individuals. Two of the four hypotheses were confirmed: positive moods have a greater influence on impulsive buying and impulsive buying leads to post-purchase satisfaction.en
dc.identifier.tid201127954por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3340
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectCompras impulsivaspor
dc.subjectEstados de espíritopor
dc.subjectSatisfação pós-comprapor
dc.subjectImpulsive buyingen
dc.subjectMoods and post-purchase satisfactionen
dc.titleO papel dos estados de espírito no comportamento de compra por impulsopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese - Final.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: