Repository logo
 
Publication

A música popular como elemento motivador para a aprendizagem do violoncelo: consequências na interação entre encarregados de educação e alunos

dc.contributor.advisorLima, Paulo Gaio
dc.contributor.authorFerreira, Ricardo Manuel Rodrigues
dc.date.accessioned2019-08-01T08:11:56Z
dc.date.available2019-08-01T08:11:56Z
dc.date.issued2019-07
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.pt_PT
dc.description.abstractResumo I (prática pedagógica) - O presente relatório de estágio tem uma breve contextualização e caracterização do Conservatório de Música da Metropolitana. É nesta instituição que leciono violoncelo desde 2013, e onde reflito sobre os aspetos positivos e negativos da prática pedagógica, tendo como objetivo a busca de resultados mais eficazes junto dos alunos. Como objetivo primordial, procuro que os meus pupilos se tornem autónomos e responsáveis perante o estudo individual. Além da contextualização e caracterização da instituição de ensino, apresento os objetivos a que me propus, sendo que a prática pedagógica incide sobre três alunos de diferentes graus: iniciação, 1º grau e 6º grau. Dadas as diferenças naturais entre todos os alunos, os métodos e as propostas de trabalho seguidas foram diversas, tendo sobretudo em conta os objetivos previstos para cada um deles. Por último, apresento uma reflexão crítica sobre a atividade docente na qual defendo que, enquanto professores, devemos ter o dever de procurar soluções para os diversos problemas e, sobretudo, manter os alunos motivados para o exercício da aprendizagem, independentemente do tipo de aptidões pessoais.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - Esta investigação tem como objetivo perceber se músicas de carácter popular podem unir e motivar pais e alunos no processo de aprendizagem e do estudo individual feito em casa. Inicialmente faço uma breve caracterização do Agrupamento de Escolas de Vialonga, outra das escolas onde leciono. Nesse estabelecimento de ensino, os alunos e seus pais foram sujeitos a um inquérito sobre a temática da investigação. Apresento igualmente os moldes de funcionamento do regime integrado de música utilizado no Agrupamento. Sentir-se-ão os alunos mais motivados para estudar, estarão os pais mais presentes e serão mais ativos durante o estudo dos filhos se estes tocarem músicas que ambos conheçam? Foi a partir desta questão que, através de questionários a alunos (do 3º ao 7º ano) e encarregados de educação, procurei saber qual a opinião que ambos têm sobre o repertório executado pelos alunos e aquele que os poderia motivar mais. Havendo alguma flexibilidade no programa da disciplina de violoncelo, e nunca deixando de perseguir os pressupostos técnicos a atingir em cada ano, propus e fiz o arranjo de uma série de músicas de estilo popular para dois violoncelos (aluno e professor), ou violoncelo e piano. Tendo consultado alguma literatura relacionada com a importância da manutenção da motivação intrínseca dos alunos e da importância do acompanhamento dos pais durante o estudo, consolidei a minha visão sobre esta temática.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - This report has a small contextualization and characterization of Conservatório de Música da Metropolitana. It is the institution where I teach the cello since 2013. It has been the place where I started to reflect about positive and negative aspects of the pedagogical practice, in order to be more effective in the search for better results. I am looking forward to understand if students become autonomous and responsible during the study and it became the main goal of my work. In addition to the contextualization and characterization of the teaching institution, considering the objectives I proposed, the pedagogical practice focuses on three students of different grades: initiation, 1st grade and 6th grade. No students are identical, therefore, the methods and work proposed for their development were diverse, considering the objectives of each one of them. Finally, I present a critical reflection on teaching activity, in which, I argue that as a teacher you have to assume responsibility to seek for solutions to the various problems. Above all, you have to keep the students motivated for the exercise of learning, regardless of the inner qualities of each one.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - This research purposes to understand if popular songs can unite and motivate parents and students in the process of learning and study at home. Initially I make a short description of Agrupamento de Escolas de Vialonga, which is another school where I teach. In this school, both students and parents were submitted to a interview concerning the theme of this research. I also make an introduction to the integrated music regime that is used in this Agrupamento. Will students feel more motivated to study, will parents be more present and more active during the study of their children if the music that pupils play is known by both? Through this question, that was proposed to students (3rd to 7th year) and their parents, I wanted to know the vision that both have about the repertoire that was played by pupils and also what could motivate them to go further. Being the cello program quite flexible, and without disregarding the technical issues that must be reached each year, I proposed and arranged a series of popular music for two cellos (student and teacher) or cello and piano. In order to provide a theoretical basis for the importance of keeping students intrinsically motivated and the importance of parental support during the study, I looked over the literature concerning this theme.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202267806
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10394
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectMúsica popularpt_PT
dc.subjectEstudopt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectCellopt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectPopular musicpt_PT
dc.subjectStudypt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.titleA música popular como elemento motivador para a aprendizagem do violoncelo: consequências na interação entre encarregados de educação e alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA música popular como elemento motivador para a aprendizagem do violoncelo: consequências na interação entre encarregados de educação e alunospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de estágio - Ricardo Ferreira (2).pdf
Size:
3.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: