Repository logo
 
Publication

A relação entre dois contextos de aprendizagem: licenciatura e jam session

dc.contributor.advisorPedroso, Bruno
dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Daniel Alves
dc.contributor.authorAndrade, Diogo Luís Pestana de Abreu
dc.date.accessioned2022-11-08T18:03:06Z
dc.date.available2022-11-08T18:03:06Z
dc.date.issued2022-09-22
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de Maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I - O presente relatório incide sobre o Estágio Curricular em Ensino de Música, na Área de Especialização Jazz, realizado em regime de observação no âmbito do Curso Profissio- nal de Instrumentista Jazz no Conservatório, Escola Profissional das Artes da Madeira. Começo por apresentar uma descrição do perfil do estagiário, onde abordo competên- cias, expetativas e objetivos definidos para este estágio; seguidamente procedo a uma caracterização da escola, onde demonstro as diferentes componentes nesta existentes e o ambiente no qual a prática educativa se enquadra; posteriormente formulo uma exposição sobre a prática educativa desenvolvida na qual serão apresentados os dados referentes ao ensino de dois alunos de Instrumento Jazz - Bateria e de uma turma de Combo a frequentar o 1º ano do Curso Profissional, enquadrados em aulas observadas, aulas lecionadas e momentos curriculares complementares. Por fim, irei apresentar um conjunto de reflexões sobre a importância da observação, da planificação, da atitude investigativa, da flexibilidade e atualização metodológica, da gravação de aulas, da re- lação aluno-professor, da formação continua e do percurso traduzido em aprendiza- gem.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Esta investigação surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Música e tem por objec- tivo compreender de que forma o ensino formal e informal constituem a base de aprendizagem do estudante de Jazz em Portugal e de que forma estes dois contextos se influenciam mutuamente. Após uma breve revisão de literatura, apresento a metodo- logia aplicada, neste caso na forma de um questionário, a estudantes do 3º ano da li- cenciatura e a músicos que terminaram a licenciatura no ano lectivo de 2019/20, tendo sido recolhidas respostas de 9 participantes que reuniram os requisitos. Em seguida apresento os resultados reflectindo sobre a sua pertinência quanto às questões investi- gativas por mim levantadas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - This report presents a curricular internship of music teaching, specifically Jazz, carried out in the professional course of Jazz in the Conservatory, Escola Profissional das Artes da Madeira. We begin by describing the profile of the trainee who will be observing teaching practices. Afterwards, we will characterize the school and its different compo- nents as well as the environment in which the educational practice is framed. Following is a description of the educational practices observed in the classes, a description of the classes taught and of the complementary curricular moments. In this chapter, data will be presented on the teaching of two drum students and a 1st year ensemble class. I will conclude by presenting some thoughts on the importance of the student-teacher relationship, on the learning promoted by the course, on the observation, the plan- ning, the teacher`s investigative attitude, its flexibility and methodological updating, on the recording of lessons and continuous training of the trainee.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - This research arises within the scope of the Master in Music Teaching and aims to un- derstand how formal and informal education constitute the basis of Jazz student lear- ning in Portugal and how these two contexts influence each other. After a brief literature review, I present the methodology applied, in this case in the form of a questionnaire, to 3rd year undergraduate students and musicians who finished their degree in the 2019/20 academic year, with responses collected from 9 participants who met the requirements. Then I present the results reflecting on their relevance to the investigative questions raised by me.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203085795
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15082
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectEnsino formalpt_PT
dc.subjectEnsino informalpt_PT
dc.subjectAprendizagem do jazzpt_PT
dc.subjectFormal educationpt_PT
dc.subjectInformal teachingpt_PT
dc.subjectJazz learningpt_PT
dc.titleA relação entre dois contextos de aprendizagem: licenciatura e jam sessionpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA relação entre dois contextos de aprendizagem: licenciatura e jam sessionpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Diogo Andrade.pdf
Size:
11.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: