Repository logo
 
Publication

Encenação digital

dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.authorXavier, Marc André França
dc.date.accessioned2016-02-08T14:50:10Z
dc.date.available2016-02-08T14:50:10Z
dc.date.issued2016-01-25
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenação.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação divide-se em três capítulos: sendo o primeiro O Teatro, o Realismo e o Espetador, o segundo, Encenação Digital e, por fim, o terceiro, Teatro Imortal. Procuro no primeiro capítulo analisar a relação do espetador com os media e a tecnologia (vídeo, ecrãs, smartphone, projeções e interatividade) assim como a relação dos espetadores com o objeto teatral. Posteriormente interessa-me analisar o objeto teatral em si, diferenciando-o do seu processo criativo. No segundo capítulo, Encenação Digital, questiono a encenação realizada na era digital, assim como a utilização de media em espetáculos, destacando diferentes possibilidades de o encenador tirar partido da evolução tecnológica para as suas criações. Apresento neste capítulo dois conceitos: ‘Encenação Digital’ e ‘Controlo Técnico Total’. Estes conceitos foram desenvolvidos a partir do software Isadora de Mark Coniglio, que permite interação entre diferentes media. O primeiro conceito diz respeito à utilização da tecnologia, software e hardware, enquanto ferramenta artística e o segundo conceito tem uma abordagem mais técnica com foco na organização do espetáculo para que este possa ser operado (som, luz e vídeo) através de um único computador. Por fim, no capítulo Teatro Imortal, coloco em questão a efemeridade do teatro e a importância do texto enquanto ponto de partida ou forma para a fixação do objeto teatral no espaço e no tempo. Proponho neste último capítulo uma aproximação às artes plásticas, enquanto testemunho de um espetáculo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This dissertation is divided into three chapters, the first: Theatre, Realism and Audience, the second : Digital Directing and finally the third chapter: Immortal Theatre. In the first chapter I will analyze the audience's relationship with the media and technology (video, screens, smartphone, video projections and interactivity) and the relationship between the audience with the theatrical object, then I seek to analyze the theatrical object itself, distinguish hit from the creative process.In the second chapter, Digital Directing, I will question the theatre directing in the digital age, as well as using media in shows, highlighting different features that the director can take advantage of for technological developments for their creations. In this chapter I will introduce two concepts: the Digital Directing and Total Technical Control; these were developed with Isadora from Mark Coniglio software that allows interaction between different media. The first concept relates to the use of technology, software and hardware, as an artistic tool and the se-cond concept has a more technical approach focused on the organization’s show so that it can be operated (sound, light and video) through a single computer. Finally in chapter Immortal Theatre I question the ephemerality of the theater and the importance of the text as a starting point or as a means for fixing the theatrical object in space and time. I propose in this last chapter an approach to art as witness of a spectacle.pt_PT
dc.identifier.tid201030390
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5653
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.subjectEncenação digitalpt_PT
dc.subjectControlo técnico totalpt_PT
dc.subjectTeatro imortalpt_PT
dc.subjectMultimédiapt_PT
dc.subjectHipermédiapt_PT
dc.subjectEncenaçãopt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectDigital directingpt_PT
dc.subjectTotal technical controlpt_PT
dc.subjectImmortal theatrept_PT
dc.subjectMultimediapt_PT
dc.subjectHypermediapt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectDirectingpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.titleEncenação digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleEncenação digitalpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Encenação Digital - Marc Xavier.pdf
Size:
3.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: