Repository logo
 
Publication

Que publicidade é divulgada pelas marcas de saúde e beleza em Portugal?

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.contributor.authorMedeiros, Carla
dc.contributor.authorRosário, João Ferreira do
dc.contributor.authorBarros, João Avelino
dc.contributor.authorDavid, Maria Alexandra Mendonça
dc.contributor.authorCorreia, Maria do Rosário
dc.date.accessioned2021-03-09T15:18:30Z
dc.date.available2021-03-09T15:18:30Z
dc.date.issued2021-03
dc.descriptionArtigo baseado na comunicação proferida no XI Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura, realizado na Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, 13-15, novembro 2019.pt_PT
dc.description.abstractNa sociedade atual, a beleza e a preocupação com a saúde democratizaram-se e são acessíveis a toda a gente, ao ponto de provocar uma mudança radical no discurso mediático e fomentar a criação e a massificação do consumo de uma variedade de produtos de beleza e/ou alimentares relacionados com o culto do corpo e da beleza. São vários os aspetos que mostram claramente essa tendência de fundo em redor dos produtos de saúde, com opiniões diversas a procurarem interpretá-las. Por exemplo, a publicidade, enquanto instituição social, reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes em determinada sociedade e, como tal, para ser eficaz, deve estar alinhada com os valores prevalentes. Partindo desta premissa, foi estudada a publicidade a produtos alimentares e de beleza, por forma a avaliar a adaptação da publicidade às tendências sociais, nomeadamente a esta crescente preocupação com a saúde ligada à alimentação e beleza, bem como a sua adequação aos novos media como redes sociais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In our society, beauty and concern about health have been democratized and are accessible to everyone. This is creating a radical change in media discourse, and it is fostering a creation and consumption massification for beauty or food products related with body worship and beauty. There are several aspects that clearly show the emergence of a substantial trend around health products. For example, advertising, as a social institution, reflects and conveys the dominant social and cultural values, which must be aligned with the prevailing values, to be effective. Starting from this idea, we evaluated the advertising speech adaptation to the social trends, namely the growing concern about health related to food and beauty. We also studied the advertising adaptation to the new content and media.pt_PT
dc.description.sponsorshipProjeto de investigação desenvolvido com o apoio do Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do Concurso IDI&CA - ref. IPL/IDICA2018/OBSPUB_ESCSpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J., Medeiros, C., Rosário, J.C., Barros, J. A., David, A., & Correia, M.R (2021). Que publicidade é divulgada pelas marcas de saúde e beleza em Portugal? In S. Mateus, J. Pinheiro & M. Franco Barros (Eds.) Livro de atas do XI Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura. (pp. 618-630). SOPCOM/Universidade de Madeira. https://www.sopcom.pt/actas/202103021203-livro_de_atas_xi_congresso_sopcom_vf_compressed.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99840-8-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13057
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSOPCOMpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.sopcom.pt/actas/202103021203-livro_de_atas_xi_congresso_sopcom_vf_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectTendênciaspt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectTrendspt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectIPL/IDICA2018/OBSPUB_ESCSpt_PT
dc.titleQue publicidade é divulgada pelas marcas de saúde e beleza em Portugal?pt_PT
dc.title.alternativeWhat kind of advertising do we have in health and beauty brands ads in Portugal?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Universidade de Madeirapt_PT
oaire.citation.endPage630pt_PT
oaire.citation.startPage618pt_PT
oaire.citation.titleLivro de atas do XI Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Culturapt_PT
person.familyNameVerissimo
person.familyNameFerreira do Rosário
person.givenNameJorge
person.givenNameJoão Carlos Vinagre
person.identifier.ciencia-idAA19-63F3-0F90
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
person.identifier.orcid0000-0003-2524-8523
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication469c67de-a888-4b79-b65e-47b868835e28
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
QUE PUBLICIDADE ÉDIVULGADA PELAS MARCAS DE SAÚDE E BELEZA EM PORTUGAL.pdf
Size:
221.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format