Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório final Teresa Fonseca 1.pdf2.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB. Este inclui a descrição, análise e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB, apresentando também a investigação realizada na turma de 1.º ciclo. O estudo desenvolveu-se num contexto escolar onde existia um momento diário de meditação: o Quiet Time. Neste contexto pretendeu-se avaliar em que medida a prática dessa meditação influenciava a concentração da atenção dos alunos em sala de aula. Para tal, procurou-se conhecer as conceções dos atores implicados na rotina, através da aplicação de questionários e de uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Foram, ainda, aplicados dois testes de atenção, o teste de Bams e um teste de palavras, em dias sem e com a realização da meditação, de modo a poder comparar os dados obtidos. Para a análise dos resultados dos testes recorreu-se ao programa SPSS. Os resultados do estudo sugerem que: i) a maioria dos atores implicados detém uma atitude positiva face à realização da meditação, reconhecendo-lhe os efeitos subjacentes, nomeadamente no domínio cognitivo e emocional; ii) a técnica de meditação implementada na sala de aula tem efeitos positivos nos alunos, tendo-se verificado melhorias significativas ao nível da velocidade atencional e do índice de dispersão nos dias em que esta rotina foi dinamizada.
ABSTRAT The present report emerges from the context of the subject Supervised Teaching Practice II, of the Masters in Teaching (Primary Education). It integrates a description, analysis and reflection regarding internship experiences in the 1st and 2nd Basic Education Cycle, as well as an investigation study, developed during the internship in the 1st Cycle. The study was developed in a school where everyday there was a meditation moment: the Quiet Time. The research was aimed to evaluate how the practice of meditation had influence in the students’ attention in the classroom. For such, we sought to understand the conceptions of the subjects involved in the routine, through the application of questionnaires and a semi-structured interview, whose data were treated through content analysis. In order to compare data two tests were also used: the Bams test and a words’ test. These tests were done with and without meditation time. For the analysis of the test results, SPSS program was used. The study results suggest that: i) most of the subjects involved holds a positive attitude towards the accomplishment of meditation, recognizing the underlying effects, namely in the cognitive and emotional field; ii) the applied meditation technique has positive effects on the students, and there have been significant improvements in the attentional speed and the dispersion index in the days when this routine was performed.

Description

Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Meditação Quiet time Atenção Educação holística Concentração Meditation Attention Concentration Holistic education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue