Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-31"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aulaPublication . Fonseca, Maria Teresa da Câmara Sepúlveda da; Madureira, Isabel; Rosa, JoãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB. Este inclui a descrição, análise e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB, apresentando também a investigação realizada na turma de 1.º ciclo. O estudo desenvolveu-se num contexto escolar onde existia um momento diário de meditação: o Quiet Time. Neste contexto pretendeu-se avaliar em que medida a prática dessa meditação influenciava a concentração da atenção dos alunos em sala de aula. Para tal, procurou-se conhecer as conceções dos atores implicados na rotina, através da aplicação de questionários e de uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Foram, ainda, aplicados dois testes de atenção, o teste de Bams e um teste de palavras, em dias sem e com a realização da meditação, de modo a poder comparar os dados obtidos. Para a análise dos resultados dos testes recorreu-se ao programa SPSS. Os resultados do estudo sugerem que: i) a maioria dos atores implicados detém uma atitude positiva face à realização da meditação, reconhecendo-lhe os efeitos subjacentes, nomeadamente no domínio cognitivo e emocional; ii) a técnica de meditação implementada na sala de aula tem efeitos positivos nos alunos, tendo-se verificado melhorias significativas ao nível da velocidade atencional e do índice de dispersão nos dias em que esta rotina foi dinamizada.
- Impact of maintenance conditions of vehicle components on the vehicle–track interaction loadsPublication . Kuka, Naim; Verardi, Riccardo; Ariaudo, Caterina; Pombo, JoãoTo improve the efficiency and competitiveness of railway transport, passenger and freight trains should travel faster and have increased payload, without losing the necessary levels of running safety and ride comfort, as well as assuring low aggressiveness on track and minimising the life cycle costs. Hence, the manufacturer’s challenge consists of improving the dynamic performance of the railway vehicles and reducing the loads on the track as well as on the rolling stock components. These objectives can be achieved through optimizing the design of the vehicle, while taking into consideration that the characteristics of the vehicle and of the track may change over time and space, and that they depend on the maintenance conditions of the vehicle and of the infrastructure. This work proposes a computational methodology to study how the varying vehicle component characteristics, on normal and degraded conditions, impact on the vehicle/track interaction loads and on the track damage. The purpose of this study is to trace a path towards a realistic definition of a load mission profile for the structural fatigue dimensioning of the vehicle components. The assessment criteria and the evaluated quantities are defined according to the EN14363 regulation.