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Filosofia Kaizen em pequenas e médias empresas da região Oeste

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Abstract(s)

A globalização dos mercados exige uma nova perspetiva por parte das organizações, uma visão ainda mais perspicaz do futuro do seu negócio. Por isso, a inovação (quer seja tecnológica ou de processos) tem uma elevada importância e à mesma está associada um conceito que abrange toda a organização: a melhoria contínua. Quer seja pela criação de valor ou pela redução de desperdícios, a filosofia da melhoria contínua (ou filosofia Kaizen) aplica-se a uma organização como um todo, ou seja, tem técnicas de aperfeiçoamento, de eficiência e inovação desde os colaboradores até à gestão de topo, constituindo um dos pilares da filosofia da mesma. Esta dissertação foca-se na avaliação do papel da filosofia Kaizen em pequenas e médias empresas portuguesas, pois as mesmas constituem a maioria do tecido empresarial nacional. Para dar resposta a esta questão, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para enquadrar teoricamente a temática em estudo, que consistiu na exposição dos parâmetros que a filosofia Kaizen abrange e das técnicas que a mesma pode utilizar. Seguidamente, foi elaborado e enviado um questionário a 100 pequenas e médias empresas da região Oeste para averiguar os parâmetros desta filosofia e que técnicas são utilizadas pelas mesmas. Verificou-se que a filosofia Kaizen não é conhecida pela maioria das pequenas e médias empresas inquiridas, porém verificou-se que todas consideram a melhoria contínua algo a fazer sempre que possível e as técnicas que utilizam maioritariamente são a orientação para o cliente, a melhoria da produtividade e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
The markets’ globalization requires a new perspective on the part of organizations, an even more insightful vision of the future of their business. For this reason, innovation (whether technological or process) has a high importance and it’s associated with a concept that covers the entire organization: continuous improvement. Whether by creating value or reducing waste, the philosophy of continuous improvement (or Kaizen philosophy) applies to an organization as a whole, that is, it has techniques for improving efficiency and innovation from employees to top management, constituting one of the pillars of its philosophy. This dissertation focuses on the evaluation of the role of the Kaizen philosophy in small and medium-sized Portuguese enterprises, as they constitute most of the national business fabric. To answer this question, firstly was carried out a bibliographic research to theoretically frame the theme under study, which consisted of presenting the parameters that the Kaizen philosophy covers and the techniques it can use. Then, a survey was prepared and sent to several small and medium-sized enterprises from Portugal's West region to determine the parameters of this philosophy and which techniques are used by them. It was found that the Kaizen philosophy is unknown by most of small and medium sized enterprises surveyed, however it was found that they all consider continuous improvement something to do whenever is possible and the techniques they mostly use are customer orientation, productivity improvement and the development of new products or services.

Description

Mestrado em Contabilidade

Keywords

Melhoria contínua Colaboradores Processos Eficiência Comunicação Continuous improvement Collaborators Processes Efficiency Communication

Citation

Fonseca, K. T. F. (2021) Filosofia Kaizen em pequenas e médias empresas da região Oeste. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17816

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