Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-30"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Filosofia Kaizen em pequenas e médias empresas da região OestePublication . Fonseca, Kassandra Tomé Ferreira; Vicente, CéliaA globalização dos mercados exige uma nova perspetiva por parte das organizações, uma visão ainda mais perspicaz do futuro do seu negócio. Por isso, a inovação (quer seja tecnológica ou de processos) tem uma elevada importância e à mesma está associada um conceito que abrange toda a organização: a melhoria contínua. Quer seja pela criação de valor ou pela redução de desperdícios, a filosofia da melhoria contínua (ou filosofia Kaizen) aplica-se a uma organização como um todo, ou seja, tem técnicas de aperfeiçoamento, de eficiência e inovação desde os colaboradores até à gestão de topo, constituindo um dos pilares da filosofia da mesma. Esta dissertação foca-se na avaliação do papel da filosofia Kaizen em pequenas e médias empresas portuguesas, pois as mesmas constituem a maioria do tecido empresarial nacional. Para dar resposta a esta questão, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para enquadrar teoricamente a temática em estudo, que consistiu na exposição dos parâmetros que a filosofia Kaizen abrange e das técnicas que a mesma pode utilizar. Seguidamente, foi elaborado e enviado um questionário a 100 pequenas e médias empresas da região Oeste para averiguar os parâmetros desta filosofia e que técnicas são utilizadas pelas mesmas. Verificou-se que a filosofia Kaizen não é conhecida pela maioria das pequenas e médias empresas inquiridas, porém verificou-se que todas consideram a melhoria contínua algo a fazer sempre que possível e as técnicas que utilizam maioritariamente são a orientação para o cliente, a melhoria da produtividade e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.