Repository logo
 
Publication

A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar

dc.contributor.advisorMachado, Ana Teresapt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Carolina Saldanha
dc.date.accessioned2023-02-20T15:13:19Z
dc.date.available2023-02-20T15:13:19Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractTêm sido cada vez mais as empresas e marcas que adotam diferentes estratégias de marketing, comunicação e contacto com o consumidor, com o intuito de inovar, surpreender, e até despertar a sua atenção de forma diferente. O objetivo deste trabalho de investigação é perceber de que forma a experiência sensorial influencia a experiência de compra no contexto de retalho alimentar. A abordagem metodológica adotada neste estudo foi qualitativa exploratória com base em entrevistas semiestruturadas. Como principal resultado, podemos dizer que a experiência sensorial influência a experiência de compra no contexto de retalho alimentar, ainda que nem todos os sentidos tenham a mesma importância relativa nesta relação, tendo-se revelado o sentido da visão como o mais importante.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: More and more companies and brands have adopted different strategies of marketing, communication and contact with the consumer, to innovate, surprise, and even arouse their attention in a different way. The objective of this research work is to understand how the sensory experience influences the shopping experience in the food retail context. The methodological approach adopted in this study was exploratory qualitative based on semi-structured interviews. As a main result, we can say that the sensory experience influences the shopping experience in the food retail context, even though not all the senses have the same relative importance in this relationship, with the sense of sight as the most important.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, A.C.S. (2022). A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15664pt_PT
dc.identifier.tid203229223pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15664
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectExperiência de comprapt_PT
dc.subjectExperiência sensorialpt_PT
dc.subjectMarketing sensorialpt_PT
dc.subjectRetalho alimentarpt_PT
dc.subjectSentidos humanospt_PT
dc.subjectShopping experienceen
dc.subjectSensory experienceen
dc.subjectSensory marketingen
dc.subjectFood retailen
dc.subjectHuman sensesen
dc.titleA importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentarpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
AnaCarolinaGonçalves_DissertaçãoFinalMestrado_MPM.pdf
Size:
3.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: