Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O lugar da teoria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
abstrat_UnivMinho2013.pdf39.84 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A questão teórica fundamental que se coloca aos estudos de comunicação situa-se sempre em dois planos: - A comunicação é um produto social - A sociedade é produzida pela omunicação Visto desta forma parece simples, não levantar dúvidas, todavia quando afirmamos que a comunicação é um produto social já estamos a ter uma certa ideia de comunicação: a de que a comunicação envolve sempre pessoas em co-presença ou ligadas por aparelhos, o que significa excluir as conexões que podem ocorrer apenas entre aparelhos. O que ocorre entre dois aparelhos não seria comunicação, quanto muito seria transmissão de informação. Nesta acepção, a transmissão de informação não encerra/não engloba todo o significado da comunicação. Se tivermos uma situação de actividade de significação face a face há sempre a possibilidade de comunicação, mas ela não está garantida no seu sentido mais forte (que é pôr comum). E se estivermos a falar de uma situação de mediação técnica de actividade de significação entre pessoas, há igualmente uma possibilidade de comunicação, e novamente ela não está garantida à partida no seu sentido mais forte (pode haver difusão de propaganda, mas não há um pôr em comum).

Description

Keywords

Teoria da comunicação

Citation

Subtil, Filipa - O Lugar da Teoria. In Seminários Doutorais em Ciências da Comunicação, Braga, Universidade do Minho, 22 Fev 2013.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

CC License