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Advisor(s)
Abstract(s)
A questão teórica fundamental que se coloca aos estudos de comunicação
situa-se sempre em dois planos:
- A comunicação é um produto social
- A sociedade é produzida pela omunicação
Visto desta forma parece simples, não levantar dúvidas, todavia quando
afirmamos que a comunicação é um produto social já estamos a ter uma
certa ideia de comunicação: a de que a comunicação envolve sempre
pessoas em co-presença ou ligadas por aparelhos, o que significa excluir as
conexões que podem ocorrer apenas entre aparelhos. O que ocorre entre
dois aparelhos não seria comunicação, quanto muito seria transmissão de
informação. Nesta acepção, a transmissão de informação não encerra/não
engloba todo o significado da comunicação.
Se tivermos uma situação de actividade de significação face a face há
sempre a possibilidade de comunicação, mas ela não está garantida no seu
sentido mais forte (que é pôr comum).
E se estivermos a falar de uma situação de mediação técnica de actividade
de significação entre pessoas, há igualmente uma possibilidade de
comunicação, e novamente ela não está garantida à partida no seu sentido
mais forte (pode haver difusão de propaganda, mas não há um pôr em
comum).
Description
Keywords
Teoria da comunicação
Citation
Subtil, Filipa - O Lugar da Teoria. In Seminários Doutorais em Ciências da Comunicação, Braga, Universidade do Minho, 22 Fev 2013.