Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A gestão do conhecimento como uma orientação competitiva

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Gestão e Empreendedorismo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, tendo por base a elaboração de uma dissertação de Mestrado. Com a realização deste trabalho, pretendo abordar um tema que tem ganhando cada vez mais importância na gestão das organizações e nas preocupações dos gestores de topo, face ao aumento da competitividade num mercado cada vez mais global. Destacando a mudança constante dos ambientes económicos, sociais e tecnológicos, a Gestão do Conhecimento, as mudanças estruturais, as novas tecnologias de informação, o ambiente organizacional, os trabalhadores do conhecimento, a aprendizagem e a importância do conhecimento como recurso estratégico para a inovação e para a competitividade organizacional. A realização da minha dissertação de Mestrado tem como principal motivação compreender a forma como é gerido e valorizado o conhecimento e a inovação, através do estudo de caso, de uma empresa Portuguesa na área do crédito ao consumo especializada no financiamento automóvel. Investigando até que ponto estes factores contribuem para a obtenção de uma vantagem competitiva face á concorrência. Este estudo apresenta-se dividido em cinco capítulos. A Introdução que antecede os capítulos centrais da dissertação. No capítulo 2, a Revisão da Literatura onde é feita a apresentação da temática em estudo e o estado da arte, seguido da Metodologia no capítulo 3 e do capítulo 4, o Estudo de caso onde é apresentada a análise efectuada a um caso prático de uma empresa que opera no mercado Português. Por fim apresentam-se os resultados e as Conclusões obtidas.
This research falls within the scope of the Master in Management and Entrepreneurship at the School of Accounting and Administration of Lisbon, based on the preparation of a Master's thesis. With this work, I want to address a topic that is gaining more and more importance in the management of organizations and the concerns of top managers, given the growth of competitiveness in an increasingly global market. Highlighting the constant changes of economic, social and technological environments, knowledge management, structural changes, new information technologies, the organizational environment, knowledge workers, learning and the importance of knowledge as a strategic resource for innovation and for organizational competitiveness. The execution of my Master's thesis has as its first motivation to understand how is managed knowledge and innovation, through one case study of a Portuguese company in the area of consumer credit, specializing in car financing. Exploring the degree of which these factors contribute to gaining competitive advantage over competition. This study presents itself split into five chapters. The Introduction which precedes the central chapters of the thesis. In chapter 2, the Literature Review where is presented the topic under study and state of the art, followed in chapter 3, the Methodology and by chapter 4, the Case Study which is presented the analysis to a practical case of a company that operates in the Portuguese market. Finally the results and the conclusions are presented.

Description

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

Keywords

Gestão do conhecimento Cultura organizacional Tecnologias de informação Conhecimento tácito Inovação, Vantagem competitiva sustentável Knowledge management Organizational culture Information technology Ttacit knowledge Innovation Sustainable competitive advantage

Pedagogical Context

Citation

Tintim, N. M. S. (2014). A gestão do conhecimento como uma orientação competitiva. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/16244

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISCAL

CC License