Repository logo
 
Publication

Vloguers brasileiros e portugueses: sobre o que vlogam as principais estrelas da internet

dc.contributor.advisorRodrigues, José Manuel Cavaleiro
dc.contributor.advisorSilva, Patrícia Dias da
dc.contributor.authorAraújo, Alexandre Vitor Costa
dc.date.accessioned2014-02-13T12:53:13Z
dc.date.available2014-02-13T12:53:13Z
dc.date.issued2013-12-06
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.por
dc.description.abstractCom o advento dos avanços tecnológicos dos media, os brasileiros e portugueses têm vindo a gozar de uma popularidade crescente na internet. Dentro deste contexto de desenvolvimento, surge o fenómeno dos vlogues, medium fruto da convergência mediática e a chegada da Web2.0. Principalmente hospedados no YouTube, este género audiovisual exige relativamente poucos recursos, como uma câmera de vídeo ou uma webcam, conexão à internet e uma conta num website de hospedagem de vídeo. Percebendo a importância dos vlogues no cenário mediático contemporâneo, enquanto veículos de comunicação emergentes, já muito foi estudado sobre esta forma de comunicação, mas não há grandes estudos sobre quem faz os vlogues, principalmente entre brasileiros e portugueses. Este trabalho consistiu em aferir quais são os temas mais abordados na vlogosfera brasileira e portuguesa com o intuito de perceber como é utilizada esta ferramenta, se há semelhanças e diferenças entre os vlogues de sucesso dos dois países.por
dc.description.abstractABSTRACT: With the advent of technological media, Brazilians and Portuguese have become increasingly popular on the internet. The phenomenon of vlogs originates amidst this development, as a product of media convergence and the arrival of web 2.0. Mainly hosted on YouTube, this audiovisual genre demands relatively few resources, such as a video camera or a webcam, internet connection and an account on a video hosting website. Realizing the importance of vlogs on the contemporary media environment as an emerging communication vehicle, much has been studied about this form of communication, but there are no large studies on those who make the vlogs (vloggers), especially among Brazilians and Portuguese. This work aimed to assess what are the topics most discussed in the Brazilian and Portuguese vlogosphere in order to gauge how they are using this tool, if there are similarities and differences between the successful vlogs of the two countries.eng
dc.identifier.citationARAÚJO, Alexandre Vítor Costa - Vloguers brasileiros e portugueses: sobre o que vlogam as principais estrelas da internet. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2013. Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201074850por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3184
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectMeios de comunicaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectVlogosferapor
dc.subjectVideologpor
dc.subjectYouTubepor
dc.titleVloguers brasileiros e portugueses: sobre o que vlogam as principais estrelas da internetpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
vloguers portugueses e brasileiros_alexandre araujo6488.pdf
Size:
2.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: