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- Imprensa regional desportiva: jornal Tribuna Desportiva e o sentimento de pertença à comunidade de abrangênciaPublication . Quaresma, Pedro Filipe Guimarães; Simões-Ferreira, IsabelO tema central é o jornalismo desportivo regional, incidindo este estudo no jornal Tribuna Desportiva. O objetivo central da investigação é compreender de que forma o jornal Tribuna Desportiva consegue, ou não, fomentar o sentimento de pertença à comunidade de abrangência do semanário, tendo em conta as características que os leitores assinantes da publicação identificam como determinantes para a adesão ao jornal e a perspetiva dos autores. No âmbito de uma metodologia mista, optou-se por aplicar questionários a leitores assinantes do jornal, realizar entrevistas aos profissionais que o redigem e analisar algumas edições do mesmo. Os dados foram tratados através do programa SPSS e da análise de conteúdo. Os leitores assinantes, maioritariamente residentes no distrito, identificam a fácil acessibilidade, a linguagem acessível, o conhecimento dos agentes noticiados e a apresentação de temas atuais como determinantes na sua adesão. Consideram a Tribuna Desportiva importante na sua vida social, pois menciona familiares e amigos e debruça-se essencialmente sobre o futebol, interesse comum à maioria dos leitores, gerando desta forma discussão dentro dos grupos de pertença. Com exceção do diretor e de um colaborador, o jornal é semanalmente elaborado de forma profissional mas por amadores, que colaboram principalmente pelo gosto da vertente desportiva mas também porque fazem parte da comunidade e têm acesso direto às fontes de informação. O conteúdo do jornal, seja em imagens ou texto, retrata a realidade desportiva da região e os atores principais são membros do grupo comunitário. Dedica-se essencialmente ao futebol e à análise de eventos relacionados com o mesmo. Concluiu-se que o jornal Tribuna Desportiva é gerador do sentimento de pertença à comunidade de abrangência.
- Serial experiments lain's body: o corpo enquanto fronteira entre o físico e o virtualPublication . Côrte-Real, Bianca Faria da Cunha; Souto, JorgeSerial Experiments Lain coloca como ponto de discussão os limites da realidade com a existência da Wired, rede virtual onde se podem trocar informações, entrar em contacto com outros e até mesmo criar um Eu virtual. Em termos narrativos e audiovisuais analisamos, ao longo da série, como se desenvolve a relação entre as duas realidades, sendo o Corpo o intermédio dessa relação. Lança-se um olhar sobre a evolução do Corpo dentro da série anime em causa, pondo em questão de que forma este define uma fronteira entre o mundo físico em que habitamos e o mundo virtual que criámos, a partir duma análise dividida em três partes – análise geral, análise da personagem principal e análise dos momentos discursivos relativos ao corpo. Como se define a fronteira do Corpo na coexistência das realidades física e virtual no anime Serial Experiments Lain?
- Vloguers brasileiros e portugueses: sobre o que vlogam as principais estrelas da internetPublication . Araújo, Alexandre Vitor Costa; Rodrigues, José Manuel Cavaleiro; Silva, Patrícia Dias daCom o advento dos avanços tecnológicos dos media, os brasileiros e portugueses têm vindo a gozar de uma popularidade crescente na internet. Dentro deste contexto de desenvolvimento, surge o fenómeno dos vlogues, medium fruto da convergência mediática e a chegada da Web2.0. Principalmente hospedados no YouTube, este género audiovisual exige relativamente poucos recursos, como uma câmera de vídeo ou uma webcam, conexão à internet e uma conta num website de hospedagem de vídeo. Percebendo a importância dos vlogues no cenário mediático contemporâneo, enquanto veículos de comunicação emergentes, já muito foi estudado sobre esta forma de comunicação, mas não há grandes estudos sobre quem faz os vlogues, principalmente entre brasileiros e portugueses. Este trabalho consistiu em aferir quais são os temas mais abordados na vlogosfera brasileira e portuguesa com o intuito de perceber como é utilizada esta ferramenta, se há semelhanças e diferenças entre os vlogues de sucesso dos dois países.
- O papel da interactividade na construção da narrativa em role-playing games digitaisPublication . Melo, Victoria Catherine Sim; Ferreira, Cátia; Souto, JorgeOs videojogos desempenham cada vez mais um papel importante no dia-a-dia dos mais novos, e não só. Apesar desse sucesso, é necessário compreender o que faz com que uns videojogos sejam mais apreciados do que outros e até que ponto poderemos considerará-los como um veículo de informação como os livros, por exemplo. Apesar do livro obter um prestígio maior relativamente à sua narrativa, os videojogos têm progredido no mesmo campo. Para lá de transmitirem uma narrativa, têm a peculiaridade de lhes adicionar um factor de interatividade. Mas até onde pode ir esta interatividade? E que efeito terá junto do consumidor? A dualidade entre a narrativa estática e a narrativa interativa é cada vez mais debatida. Quase todos os meios de entretenimento desejam ser interativos, querem que o utilizador sinta que está no controlo dos acontecimentos. No caso dos videojogos, tendo estes o suporte do computador, é mais fácil oferecer essa interatividade ao utilizador. Sendo assim, esta investigação propôs-se responder à questão: “Como é que a narrativa interativa influencia a apreciação dos jogadores em Role-Playing Games (RPG) digitais ocidentais?” Os RPG’s são o género mais notório de narrativa interativa, tendo como exemplo, a trilogia Mass Effect. Com esta investigação pretendeu-se descobrir como a interatividade na narrativa dos RPGs é encarada pelos jogadores. Procurou-se identificar como é que a narrativa interativa seria construída e qual o seu papel no sucesso de um videojogo através do estudo da série Mass Effect. Decidiu-se utilizar uma estratégia concorrente embutida com o método qualitativo (o estudo de caso) a englobar o método quantitativo (o questionário). Com esta metodologia, foi possível concluir que os jogadores dão de facto extrema importância à narrativa e à sua interatividade no caso do Mass Effect. Foi também estipulado que a narrativa interativa não apresenta grandes diferenças estruturais quando comparada com a narrativa no seu formato mais clássico, o livro. Conclui-se portanto, que a possibilidade de escolha, e daí a interatividade, é muito importante para o jogador, mesmo que este saiba que não está a criar caminhos, mas apenas percorrendo um de vários construídos pelo criador do jogo. Para esse efeito, também se determinou a importância da imersão e ilusão como ferramentas que sustentam a sensação de interatividade ao nível dos videojogos.
- O jornalismo de proximidade como promotor da cultura e identidade de uma região: o caso do Porto CanalPublication . Almeida, Maryline Sales de; Santiago, DanielaEste trabalho parte de uma vontade de analisar os domínios da informação televisiva regional no seio de um projecto de televisão que apesar de ser considerado de âmbito nacional, se afirma de cariz totalmente regional. Desta forma, aborda-se o papel e a importância do jornalismo regional como um jornalismo de proximidade, que presta ao cidadão uma informação diferenciada da dos restantes canais ncionais generalistas de sinal aberto. O Porto Canal - o canal da Região Norte - tem vindo a conquistar o seu lugar de destaque por entre os meios de comunicação social nacionais, e nesse sentido, o meu objectivo de estudo parte precisamente do telejornalismo de proximidade, através deste caso específico. O que se pretende aferir é até que ponto o Porto Canal se aproxima do conceito de televisão de proximidade e se, por sua vez, cumpre as “missões” a esse conceito associadas; perceber e analisar que género de programas informativos e culturais o canal oferece ao seu público; quais são os critérios de noticiabilidade desse jornalismo de proximidade; de que forma se estabelece e funciona a relação entre o canal e a comunidade, se assenta no “pacto comunicacional de proximidade” que visa o reforço da identidade regional e o desenvolvimento da própria região; qual a importância e o papel do jornalismo de proximidade para o desenvolvimento da região, e de que forma tem o Porto Canal contribuído para a discussão e debate públicos, e por conseguinte, para o desenvolvimento e protagonismo da Região Norte. Os resultados permitem concluir que o Canal tem vindo ao longo dos anos a evoluir, e que há uma evidente preocupação em produzir um jornalismo de proximidade. Os critérios de noticiabilidade vão de encontro a essa perspectiva e isso tem-se reflectido nos níveis de audiência. O Porto Canal aposta no rigor e na qualidade da informação, mas consciente de que o papel que desempenha difere do dos restantes canais generalistas de sinal aberto. Assume que a sua missão é diferente, e esforça-se por manter uma participação mais activa na vida dos cidadãos. Desta forma, é possível admitir que se trata de um caso de sucesso no que respeita ao jornalismo de proximidade.
- Dizer sem falar: a Comissão de Ética, Sociedade e Cultura e a alegada tentativa de controlo da comunicação social por José SócratesPublication . Magarreiro, João Paulo Brinquete; Mascarenhas, Óscar JoséA presente dissertação pretende contribuir para o estudo das relações entre política e jornalismo, colocando em diálogo as acusações feitas por indivíduos da área dos media, em Comissão Parlamentar, quanto às más relações que o à época primeiro-ministro José Sócrates tinha com o jornalismo que (alegadamente) tentava silenciar. Os discursos deste último, em que tece comentários acerca de determinados meios informativos, são alvo de Análise Crítica do Discurso, com o objectivo de se indagar que peso tiveram nos desígnios que a comunicação social portuguesa tomou ou viria a tomar. E de que forma as suas palavras contribuíram para decisões de silenciamento, censura, ou afastamento de profissionais, e de alteração ou controlo de linhas editoriais em diferentes publicações.