Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As relações entre a escola e as famílias: a participação das famílias no jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1. Relatório_AnaRitaPires_Mestrado_2017.pdf804.72 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II em contexto de Jardim-de-infância. O estágio foi realizado com um grupo de crianças heterogéneo de uma escola pública inserida num contexto rural e ocorreu durante cerca de quinze semanas, entre setembro de 2016 e janeiro de 2017. Pretende-se apresentar de forma reflexiva e fundamentada todo o processo que sustentou a minha prática pedagógica. A caracterização realizada ao contexto onde se insere a prática foi fundamental para delinear um conjunto de intenções educativas que se refletiram numa prática pedagógica sustentada e refletida. Numa perspetiva de melhoramento e adequação de uma prática pedagógica de qualidade, efetuou-se uma investigação sobre a importância das relações entre o jardim-de-infância e as famílias. Fruto de modificações ocorridas na sociedade, onde a escola pretende dar respostas às necessidades das famílias, é importante promover e desenvolver um trabalho de parceria e cooperação entre os dois contextos. É necessário reconhecer as famílias como primordiais para a educação das crianças e incuti-las em todo o seu processo pedagógico. Para operacionalizar a investigação, pretendeu-se promover uma participação mais ativa das famílias na vida escolar dos seus educandos e envolvê-las nos diferentes momentos da ação educativa. Para além de se colocar em prática algumas estratégias, foram também conhecidas as conceções sobre os diferentes intervenientes, a equipa educativa, as famílias e as crianças, através da realização de entrevistas e questionários. Todo o processo vivenciado na prática permitiu uma profícua aprendizagem e crescimento, refletindo-se numa saudável construção da profissionalidade em educação de infância, complementando com a minha evolução pessoal.
ABSTRAT This work was carried out within the scope of Supervised Professional Practice II in the context of kindergarten. The internship was done with a heterogeneous group of children from a public school inserted in a rural context, which took place within approximately fifteen weeks, between September 2016 and January 2017. It is intended to present the process in a reflective and grounded manner that sustains my pedagogical practice. The characterization of the context, where the practice is inserted, was fundamental to delineate a set of educational intentions that were reflected and sustained in a pedagogical practice. With a view to improving and adapting a quality pedagogical practice, an investigation was made on the importance of the relationship between the kindergarten and the families. As a result of changes in society, where the school intends to respond to the needs of families, it is important to promote and develop a work of partnership and cooperation between the two contexts. It is necessary to recognize families as primordial in the children’s’ education and instill them throughout their pedagogical process. In order to operationalize the research, it was intended to promote a more active participation of the families in the school life and involve them in all the different moments of the educational process. In addition to putting into practice some strategies, the concepts of the different parties, the educational team, families and children were also known through interviews and questionnaires. The whole process experienced allowed for a profitable learning and growth, reflected in a healthy construction of professionalism in childhood education, complementing with my personal development.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Educação de infância Família Relação Profissionalidade. Childhood education kindergarten Families Relationships Professionalism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue