Repository logo
 
Publication

Do’s e Dont’s nas publicações internas em Portugal

dc.contributor.authorPereira, Sandra Cristina Martins
dc.date.accessioned2016-02-04T11:30:00Z
dc.date.available2016-02-04T11:30:00Z
dc.date.issued2015-12-09
dc.description.abstractA comunicação apresentada reporta-se a um projeto em curso, que se propõe desenvolver uma análise alargada sobre os conteúdos e os propósitos dos jornais internos no nosso país nos dias de hoje. A finalidade desta comunicação que integra o colóquio de Relações Públicas subordinado ao tema “O Jornal de Empresa ao Serviço da Comunicação”, passa por identificar pela positiva certas caraterísticas que contribuem para o sucesso dos jornais internos (o que fazer, os do’s) e, por contraponto, o que evitar se se pretende alcançar a excelência nas publicações empresariais (o que não fazer, ou seja, os dont’s). O ponto de partida foi a reflexão sobre um conjunto de indicadores que constituem o fundamento da avaliação do júri que preside ao concurso do Grande Prémio da Associação Portuguesa de Comunicação da Empresa (APCE), nomeadamente no que se refere à categoria de “Publicação Interna”. Esta iniciativa foi criada em 1995 para distinguir a excelência na estratégia da comunicação organizacional, estimulando, reconhecendo e divulgando as iniciativas dos profissionais desta área. A ideia e a motivação para este projeto surgem a propósito da realização da exposição “Imprensa Empresarial em Portugal – 145 anos de Jornais de Empresa”, organizada pelo Dr. João Moreira dos Santos, para assinalar os 100 sobre a publicação, em 1915 nos EUA, da primeira obra dedicada aos jornais de empresa, pela mão de George Frederick Wilson, e ao mesmo tempo registar os 20 anos passados sobre a publicação da sua obra “Imprensa Empresarial – Da Informação à Comunicação”. No âmbito desta exposição comemorativa, realizada na Biblioteca Nacional, é dirigido um convite ao Grupo de Trabalho em Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM (GT COI) e à Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE) para a realização de um colóquio, que em simultâneo aproximasse o passado e o futuro da imprensa empresarial em Portugal e reunisse em debate académicos e responsáveis por publicações internas no mundo empresarial, com o objetivo de promover uma reflecção sobre o percurso, as caraterísticas, as limitações e as potencialidades, a função/utilidade do Jornal de Empresa.pt_PT
dc.identifier.citationPereira, Sandra Cristina Martins - Do’s e Dont’s nas Publicações Internas em Portugal. In Colóquio: O Jornal de Empresa ao Serviço da Comunicação, Lisboa, 09 dezembro, 2015.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5639
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1110%3Acoloquio-o-jornal-de-empresa-ao-servico-da-comunicacao-9-dez-15h00-17h30&catid=165%3A2015&Itemid=1130&lang=ptpt_PT
dc.subjectComunicação interna estratégicapt_PT
dc.subjectRelações públicas com colaboradorespt_PT
dc.subjectPublicações internaspt_PT
dc.subjectJornal de empresapt_PT
dc.titleDo’s e Dont’s nas publicações internas em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleO Jornal de Empresa ao Serviço da Comunicaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Resumo do artigo.pdf
Size:
173.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: