Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - Nesta primeira secção, pretendo descrever a minha experiência decorrente do meu estágio. Enquanto professor estagiário, leccionei Flauta de Bisel nos seguintes estabelecimentos de ensino: - O Bando dos Gambozinos - Conservatório de Música do Porto - Fundação Conservatório Regional de Gaia Para esse efeito usei, como alvo de estudo, três alunos de níveis diferentes: - Vicente (6 anos) – Pré-Preparatório - Bárbara (15 anos) – Básico (4º grau) - Mariana (18 anos) – Complementar (8º grau) Além de professor estagiário, fui também professor em cada uma destas escolas (com mais alunos além dos escolhidos). Por essa razão, tive a possibilidade de ser professor dos meus alunos “a tempo inteiro”, experiência que me foi muito útil para a realização desta dissertação. Nesta secção, descrevo ainda as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo, bem como as estratégias adoptadas (escolha do repertório, relação professor – aluno, professor – encarregado de educação, aluno – colegas, e o tocar em público). Durante o meu estágio, pude contar com um orientador – professor Pedro Couto Soares – que, além de todo o apoio prestado na orientação do Relatório de Estágio, assistiu a três aulas de cada um dos meus alunos, avaliando-me e concedendo-me um feedback do que funcionou e do que deve ser melhorado ou corrigido. Nesta secção podem ser vistos os conteúdos e objectivos de cada aula assistida, bem como as indicações dadas pelo orientador. É ainda exposta a minha análise à aula e ao respectivo feedback, relacionando-os com o resto do ano. Faço ainda referência às apreciações que foram sendo dadas pela professora coordenadora Suzana Ralha (O Bando dos Gambozinos). Por fim, faço uma breve e reflectida análise crítica ao meu desempenho durante o estágio, pesando todos os aspectos abordados anteriormente.
Resumo II (Investigação) - Na segunda secção pretendo descrever o meu projecto de investigação e o modo como lhe dei resposta. Na primeira parte (II. 1) faço a “Descrição do Projecto de Investigação”: Em que medida pode uma abordagem à Técnica Alexander servir o ensino da Música, no caso concreto da Flauta de Bisel? Depois de enunciado o tema da minha investigação, bem como os problemas aos quais me dispus resolver, é tempo de descrever a “Metodologia de Investigação”, a qual divido em duas fases: 1. Auto-aprendizagem e auto-controlo da T.A., 2. Implementação na prática pedagógica. No capítulo seguinte (II. 3) procedo à explicação do que consiste a Técnica Alexander (T.A.). Para isso faço também uma breve “Descrição de alguns princípios da T.A.”, incluindo as metodologias utilizadas pelos professores da mesma. Termino este capítulo contando a minha própria experiência enquanto aluno de uma didáctica inspirada nos princípios e métodos de Alexander. Essa experiência foi tida ao longo do meu primeiro ano de Mestrado, com o professor Pedro Couto Soares. Por fim, no capítulo II. 4 demonstro de que modo me servi da T.A. para resolver os problemas que enumerei no princípio e que me propus resolver, e no capítulo II. 5 faço a “Apresentação e Análise de Resultados”. Esses resultados foram registados em formato vídeo e fotografia, disponível no DVD em anexo (as fotografia apenas se encontram no corpo de texto).
Abstract I (Teaching) - On this first section I intend to describe my experience arising from my intership. As trainee teacher, I teached the Recorder in the following educational establishments: - O Bando dos Gambozinos - Conservatório de Música do Porto - Fundação Conservatório Regional de Gaia For this purpose I used three different levels as student target: - Vicente (6 years old) – Pre-Preparatory - Bárbara (15 years old) – Basic (4th degree) - Mariana (18 years old) – Complementary (8th degree) Besides being a trainee teacher, in each of these schools, I was also teacher there (with more students beyond the chosen ones). For this reason I had the possibility of being a “full time” teacher with my students, experience that was really useful in the execution of this dissertation. In this section I also describe the developed activities during the academic year, as well as the adopted strategies (choice of the repertoire, teacher – student, teacher – educational guardian, student - collegues relationships, and play in public). During my intership i could rely on a mentor – professor Pedro Couto Soares - that in addition to all the support provided in the guidance of the Intership Relatory, also watched three lessons of each student of mine, evaluating and giving me feedback of what worked and what should be better or corrected. Also on this section it’s possible to see the contents and goals of each watched lesson, as well as the mentor feedback, my analysis to the lesson and to his feedback, relating with the rest of the year. I also refer the feedback being given by the teacher coordinator Suzana Ralha (O Bando dos Gambozinos). Finally, I do a brief and thoughtfull critique analysis to my performance during the internship, weighing all the aspects discussed above.
Abstract II (Research) - On this second section I intend to describe my research project and the method by which I handled it. In the first part (II. 1) I do a “Description of the Research Project”: In what way can an approach to the Alexander Technique serve the teaching of Music, in the specific case of the Recorder? Having announced the general theme of my research, as well as the problems which I set out to solve, it is then time to describe my “Research Methodology”, which I divide into two stages: 1. Self-learning and self-control of the Alexander Technique, 2. Implementation in pedagogical practice. In the next chapter (II. 3) I then proceed to explain on what consists the Alexander Technique (A.T.). In order to achieve that, I also offer a brief “Description of principles pertaining to the A.T.”, including methodologies used by the very professors who teach this technique. I end this chapter by reporting my own experience as a student of a didactics inserted in the very principles and methods of Alexander. That experience was obtained during the course of my first year of my Masters, with Professor Pedro Couto Soares. In closing, in chapter (II. 4) I demonstrate how I benefited from the A.T. to solve the various issues previously listed at the beginning of the Thesis, which I set out to resolve. And in chapter (II. 5) I do a “Presentation and Analysis of Results”, results which were registered on video as well as in photographic formats, and made available on DVD which will come annexed on this Thesis (the pictures will be found solely on the main body of work).

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Flauta de bisel Programas de ensino Motivação Stress na performance Técnica Alexander Tensão Recorder Teaching program Motivation Stage fright Alexander technique Tension

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License